Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sobre o Memorial

O Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criado através do Decreto n° 39.986, de 18 de fevereiro de 2000, e funciona, desde então, como uma instituição voltada à preservação e fomento da memória histórica e cultural do Rio Grande do Sul. Entre as atividades promovidas pela instituição estão o apoio a realização de pesquisas, ações e exposições com a temática relacionada à história e à cultura do Rio Grande do Sul, como forma de promover a reflexão sobre a identidade e as realidades da sociedade gaúcha.

Sua sede foi implantada no antigo prédio central dos Correios e Telégrafos, localizado na Praça da Alfândega, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, e foi construído entre os anos de 1910 e 1914, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980.

O acordo de cedência do prédio, efetuado entre o governo do Estado e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, resultou também na criação de um Museu Postal dentro da edificação, além de um espaço para manifestações culturais gerenciado pelos Correios, como forma de manter uma vinculação do local com as suas funções originais.

Além disso, a edificação também sedia o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) e o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars).

Diretora: Sylvia Blanco Bojunga

Atendimento: terça a domingo das 10h às 17h

E-mail: memorial@sedac.rs.gov.br

Secretaria da Cultura