Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MARGS exibe exposição Sinopse, de Gerhard Richter

Publicação:

gerhard-richter-betty-1991.jpg
Obras de um dos maiores artistas alemães da atualidade no MARGS

Porto Alegre recebe pela primeira vez uma exposição do pintor Gerhard Richter. O Instituto de Relações com o Exterior (ifa) da Alemanha e o Goethe-Institut realizam esse projeto em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Cultura e Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS).

 

Trabalho abstrato de Gerhard Richter pela primeira vez em porto Alegre

A exposição conta com 27 obras representativas da produção do artista alemão Gerhard Richter, um dos mais influentes artistas da contemporaneidade. As obras foram escolhidas pelo próprio Richter, reunindo todas as fases de sua criação, da fotografia-pintura dos anos 60 às pinturas abstratas dos anos 80 e 90. A exposição ocupará as galerias superiores do MARGS.

Gerhard Richter é, ao lado de Sigmar Polke e Georg Baselitz, um dos 3 artistas alemães da atualidade mais conhecidos internacionalmente. A exposição “Sinopse”, idealizada pelo Instituto de Relações com o Exterior (ifa), mostra a obra do artista através de 27 trabalhos exemplares. A seleção feita pelo próprio artista pode ser considerada uma retrospectiva in nuce, pois apresenta todas as fases da produção de Richter, da fotografia-pintura dos anos 60 às pinturas abstratas dos anos 80 e 90. Na exposição, encontram-se tanto obras de temática da história contemporânea, como uma referênca à obra “Preto-Vermelho-Dourado” (Schwarz-Rot-Gold), criada por Richter em 1999 para o Parlamento Alemão em Berlim.

 

 

SERVIÇO

SINOPSE DE GERHARD RICHTER

Data: de 16 de dezembro a 26 de fevereiro

Horário: de terça a domingo das 10h ás 19h

Local: Museu de Arte do RS- Praça da Alfândega, s/nº- Porto Alegre-RS

BIOGRAFIA DE GERHARD RICHTER

1932

Nasce Gerhard Richter em Dresden

1948-1951

Formação de Cenógrafo em Zittau

1952-1956

Estudos na Escola Superior de Belas Artes de Dresden

1961-1963

Estudos com Karl Otto Götz na Academia de Artes de Düsseldorf

1963

com Konrad Fischer-Lueg e Sigmar Polke dá início ao estilo de pintura chamado „Realismo Capitalista“ (Kapitalistischer Realismus)

1967

Professor Visitante na Escola de Belas Artes de Hamburgo

1970

Viagem para Nova York com Blinky Palermo

1971-1994

Professor Titular na Academia de Artes de Düsseldorf

1975-1992

Membro da Academia de Artes de Berlim

1978

Professor Visitante no Nova Scotia College of Art and Design, Halifax

1983

Mudou-se para Colônia

1988

Professor Visitante na Escola Estatal Superior de Belas Artes de Frankfurt/Meno (Städelschule)

2004

Abertura de três salas 'Gerhard Richter' na Galeria Neue Meister, Coleção Estatal de Artes (Albertinum), Dresden

2005

Fundação do Acervo Gerhard Richter

2007

Realização de vitral novo na parte lateral sul da Catedral de Colônia

2009

O acervo Gerhard Richter adquire a obra 'Porträt Dr. Knoblich' (1964) e a expõe no Albertinum, Dresden

Atualmente Gerhard Richter vive e trabalha em Colônia, Alemanha.

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura