Luiz Carlos Borges lança songbook nesta quinta-feira
Publicação:

Luiz Carlos Borges completou, em 2012, 50 anos de trajetória musical com show e gravação do álbum duplo (DVD e CD) no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Também em comemoração visitou várias cidades em turnê com o show 50 anos. Para concluir essa etapa de vida e música, surgiu a ideia e necessidade de registrar em um livro sua história musical, através de textos, fotos e partituras. Assim nasceu "A Alma Atada na Gaita: songbook Luiz Carlos Borges".
A obra visa preservar o legado musical do artista e sua contribuição para a música gaúcha, brasileira e latinoamericana. O lançamento será nesta quinta-feira (8), na Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre. O evento será exclusivo para a imprensa e convidados. O projeto de produção do songbook é patrocinado pelo edital regional do programa Natura Musical e financiado pelo governo do Rio Grande do Sul, através da Lei de incentivo à Cultura.
Escrito pelo amigo, colega e literato Vinícius Brum, a parte histórica dividida em nove capítulos - 60 páginas das 220 que totalizam o livro - é uma viagem entre momentos pontuais da carreira de Borges, desde sua inicialização musical com os “Irmãos Borges”, na região das missões, interior do Rio Grande do Sul, até sua projeção para outros países.
O livro, que tem distribuição gratuita para bibliotecas, escolas públicas e centros culturais, conta ainda com 32 partituras, ilustrações, registros fotográficos e QR codes, que direcionam o leitor até o site, onde encontra todas as informações contidas no livro e alguns extras, como gravações inéditas de acordeom e voz, exclusivas para o projeto.