Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Instituto Estadual de Música

IEM

Instituto Estadual de Música
Instituto Estadual de Musica - Foto: comunicacao

O Instituto Estadual de Música – IEM – foi criado pela Portaria número 11 em 23 de novembro de 1990 para promover e apoiar políticas públicas para o segmento musical em âmbito estadual. Tem entre suas competências a realização de cursos, oficinas, atividades de documentação e pesquisa, encontros, congressos, seminários, festivais, e apresentações musicais.

No ano de 2015 o Instituto criou a Associação de Amigos do Instituto Estadual de Música – AMIEM. O coletivo integra profissionais do fazer musical do Rio Grande do Sul com o objetivo de apoiar as ações do IEM de fomento a produção, difusão e circulação da música gaúcha. A AMIEM busca representar esta classe de profissionais, fomentar a cultura musical nos diversos âmbitos da sociedade civil, executar e promover políticas públicas que deem suporte ao exercício da atividade ao propor e cobrar do poder público melhorias nas condições de trabalho de todos os agentes da cadeia produtiva, ampliando assim suas oportunidades.

O IEM organiza e apoia ações de difusão da música gaúcha, cursos e oficinas de formação e atualização profissional, de nível médio, técnico e superior na busca pelo aprimoramento qualitativo dos(as) músicos(as), produtores(as) e educadores(as) musicais gaúchos(as). A Instituição também realiza ações de fomento à produção, difusão, circulação e intercâmbio da música gaúcha em parceria com o sistema Pró-cultura RS.

Direção: Cida Pimentel

Locais

Secretaria da Cultura