Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Instituto Estadual de Cinema

IECINE

IECINE
Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul

O Instituto Estadual de Cinema (Iecine) foi criado pelo Decreto Executivo número 32.289 em 22 de julho de 1986 para desenvolver políticas públicas e incentivar, de forma sistemática, a produção, distribuição e exibição cinematográfica no estado. Entre as iniciativas mais conhecidas estão o Prêmio Iecine de Curtas, realizado desde 1986, e também a elaboração de editais para a área do audiovisual junto ao Pro-cultura RS. O Iecine é umas das entidades organizadoras do Festival de Cinema de Gramado, representando a Secretaria da Cultura do RS, e coopera com vários outros festivais organizados no estado.

Um convênio com a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul – APTC/ABD-RS permite disponibilizar câmeras, microfones, iluminação e equipamentos de edição para a realização de filmagens. Todo este material está disponível para a classe cinematográfica no Laboratório Iecine, desde que o solicitante esteja cadastrado com sua entidade profissional ou tenha sido contemplado por meio de convênio com os cursos de cinema do estado.

Para além das fronteiras gaúchas, o Iecine realiza parcerias com instituições cinematográficas do Brasil e da América Latina com o fomento de produções cinematográficas, a realização de mostras e festivais e a participação em encontros e debates, sempre com o objetivo de contribuir com desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual.

Diretor: Zeca Brito

Locais

Secretaria da Cultura