Homenagem a Camargo Guarnieri é realizada no Musical Évora
Publicação:
A Música para Piano de Camargo Guarnieri é destaque do Musical Évora do dia 12 de novembro. No recital, três grandes pianistas brasileiros ?Catarina Domenici, Ney Fialkow e André Loss ? prestam tributo à série de Sonatinas para piano de Camargo Guarnieri (1907-1993), conhecido mundialmente por sua obra numerosa e ricamente elaborada para piano.
Guarnieri habilmente combina técnicas contrapontísticas e esquemas formais consagrados entrelaçados com ritmos vivos de danças brasileiras. Suas composições possuem uma riqueza de gestos idiomáticos e uma criativa amostra de como a escrita para piano pode ser criativa.
A apresentação ocorre no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, às 12h30. A entrada é franca.
Sobre os pianistas:
Ney Fialkow - Premiado em diversos concursos, tem conciliado sua movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS. Suas atuações têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior, assim como suas masterclasses, que têm sido apreciadas por jovens pianistas de diferentes países. Realizou pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore.
André Loss - Professor de piano e literatura do teclado no Departamento de Música da UFRGS, realizou sua formação musical e acadêmica no Brasil e nos Estados Unidos, obtendo seu Doutorado em Execução Musical em Piano no College Conservatory of Music de Cincinnati, Ohio. Foi premiado em diversas competições nacionais. Suas execuções com orquestra incluem participações nas temporadas da OSPA, OSESP, Eastern Illinois Symphony Orchestra, entre outras.
Catarina Domenici ? É professora de Piano da UFRGS e pesquisadora na área da performance e cognição musical. Após o curso de graduação em música na UNESP, fez Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music. Além de reconhecida solista e detentora de prêmios expressivos ao longo de sua carreira, gravou o CD Porto 60, premiado com dois Troféus Açorianos. Exerce ativa carreira como recitalista, camerista, docente e pesquisadora.
Programa:
Sonatina 2 (1934)
I- Alegre, con graça
II- Ingeneuamente
III- Depressa, espirituoso
Sonatina n°6 (1965)
I- Gracioso
II- Etéreo
III- Fuga- Humorístico
Sonatina 8 (1982)
I- Repenicado
II- Profundamente íntimo
III- Dengoso
Sonatina 5 (1962)
I - Com Humor
II - Muito calmo
III - Com alegria