Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Goal to Brasil estimula colombianos a conhecerem o país

Publicação:

Coletiva de imprensa, exposição sobre turismo, workshop e um coquetel de encerramento, o Vive Brasil. Este é o balanço da segunda edição do projeto Goal to Brasil, promovido pela Embratur em parceria com as secretarias de Turismo das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014.

Realizado nesta quinta-feira (9) em Bogotá, na Colômbia, o evento contou com a presença de cerca de 200 convidados do mercado turístico colombiano, dentre profissionais de turismo, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos coexpositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa.

"Nosso objetivo é apresentar para um público qualificado, os atrativos turísticos, a gastronomia, a música e a cultura das capitais que receberão jogos, aumentando assim a comercialização dos destinos", explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto.

Durante um dia inteiro, os convidados conheceram um pouco mais sobre o Brasil como um todo. O evento contou com uma coletiva de imprensa, com jornalistas colombianos, sobre os preparativos para a Copa. A gastronomia também teve destaque com a participação dos chefs Carlos Ribeiro e Tânea Romão, que apresentaram os sabores do Brasil para os convidados. "Temos uma grande diversidade de temperos e pratos ricos em sabores e cultura. Isso com certeza pode ser transformado em um atrativo turístico", disse Lomanto.

A próxima edição do Goal to Brasil, que acontece em 11 de setembro em Buenos Aires (Argentina), terá Porto Alegre como destaque, além da participação de outras cidades-sede. O projeto seguirá ainda pela França (Paris), Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York). A primeira edição do evento foi realizada em julho, no Chile, tendo Brasília como cidade tema.

A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA).

METAS
De acordo com dados da Embratur, a meta de entrada de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo FIFA 2014 é de 600 mil visitantes, somente no período dos jogos. Para o Instituto é prioridade estimular esses turistas a não somente visitar as cidades-sede, como conhecer os atrativos turísticos dos arredores e permanecer mais tempo no país. Para o ano de 2014, o total esperado é de 7,2 milhões de internacionais.

Com relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2106, a expectativa é de que 380 mil turistas nos visitem, e para o ano de 2016, são esperados 7,9 milhões de visitantes estrangeiros.

Fonte: ASCOM/Embratur
Secretaria da Cultura