Gabinete Digital lança ferramenta de monitoramento das obras do Estado
Publicação:
Monitorar o andamento de obras do governo pela internet é a proposta da ferramenta “De Olho nas Obras”, que será lançada pelo Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (13), às 15h30, em evento no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. A interface vai permitir o acesso a informações antes restritas ao sistema interno de monitoramento gerenciado pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), além de receber contribuições dos cidadãos e usuários.
A cerimônia, que também marca o aniversário de dois anos do Gabinete Digital, será transmitida ao vivo pela internet e contará com a presença do governador Tarso Genro, do secretário da SGG, Vinícius Wu, e dos demais titulares das pastas responsáveis pelas obras inclusas no projeto piloto. Outras presenças confirmadas são o jornalista espanhol Bernardo Gutierrez, um dos articuladores do movimento 15M, o produtor cultural Claudio Prado, que atuou na implantação dos Pontos de Cultura no Governo Federal, o presidente do Instituto Brasileiro de Políticas Digitais Mutirão, Uirá Porã, o jornalista e pesquisador Rafael Sampaio e o jornalista Luiz Carlos Azenha.
A ferramenta poderá ser acessada pelo site do Gabinete Digital e por meio de QR-codes – espécie de código de barras que, lido por celulares ou tablets, leva o usuário à página da ferramenta. Ao optar por seguir uma obra de interesse, o cidadão passará a receber as atualizações por e-mail, Twitter e/ou Facebook. Além disso, poderá enviar contribuições, como fotos, vídeos ou comentários, que alimentarão a linha do tempo da página da obra e poderão ser curtidas por outros usuários. O retorno da população será incorporado e discutido na sistemática interna de monitoramento, de onde sairão respostas para a comunidade. Mensalmente, a obra que receber mais interações será comentada pelo governador, com bate-papos ao vivo e anúncios relevantes. Secretários e agentes ligados ao projeto também oferecerão respostas diretamente na ferramenta.
As informações básicas sobre cada obra disponibilizadas pela interface incluem uma descrição sintética do projeto, o andamento da obra, a empresa executora, data de início e previsão de término, valor global, porcentagem da execução física e imagens atuais.
Inicialmente, sete obras estarão disponíveis para monitoramento cidadão:
- Duplicação da RS-118
- Sala Sinfônica da OSPA
- Hospital Regional de Santa Maria
- Subestação Menino Deus (CEEE)
- Parque Científico e Tecnológico do Planalto Médio (Passo Fundo)
- UPA Tramandaí
- Esgotamento Sanitário em Esteio/Sapucaia
Dois anos de Gabinete Digital
Criado em 2011, o Gabinete Digital chega ao seu segundo aniversário acumulando avanços significativos na construção de uma nova forma de relação entre governo e sociedade. O uso das novas tecnologias para ampliar a participação social rendeu à experiência gaúcha prêmios nacionais e internacionais, inspirou iniciativas semelhantes em diversas cidades do Brasil e, em 2012, deu origem à maior consulta pública online do país com a 2ª edição do Governador Pergunta, com mais de 100 mil participantes e 240 mil votos. As dez propostas priorizadas na votação contribuíram para a definição das políticas de enfrentamento à violência no trânsito.
Com o lançamento da ferramenta De Olho nas Obras, o Gabinete Digital dá início a uma nova fase, na qual monitoramento colaborativo, controle social, transparência e participação caminham juntos, refletindo o amadurecimento do modelo gaúcho de democracia em rede.