Exposição individual de Maria Helena Bernardes abre quinta-feira (6) no MAC RS
“Em torno de Nadja, outra vez” reúne fotografias, livros, objetos e registros da obra de André Breton
Publicação:
A exposição individual “Em torno de Nadja, outra vez”, de Maria Helena Bernardes, abre para o público nesta quinta-feira (6/8), às 18h, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS), na Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), localizada em Porto Alegre. Com curadoria de Bruna Fetter e Juliana Sommer, a mostra apresenta ao público uma obra pertencente ao acervo do MAC RS e reúne, ainda, uma série de imagens e objetos que integram o projeto que dá nome à exposição, muitos deles inéditos.
A abertura contará também com uma edição do “Conversas de Casa”, bate-papo com a presença da artista e das curadoras, que irão abordar o processo criativo, as reflexões suscitadas pela exposição e as escolhas relacionadas à expografia. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada de 7 de agosto a 27 de setembro.
“Em torno de Nadja, outra vez” gira ao redor de duas situações. A primeira é o livro “Nadja”, publicado pelo artista surrealista André Breton, em 1928, que narra seu encontro e romance com Nadja pelas ruas de Paris, iniciado em 4 de outubro de 1926, episódio que completa 100 anos em 2026. A segunda é o encontro de Maria Helena Bernardes com o livro, em 2003. Afetada pela obra de Breton, a artista passa a trilhar os caminhos e lugares mencionados na publicação em busca de qualquer vestígio ou referência ao casal.
Nesse percurso, Maria Helena registra não apenas ruas, praças, monumentos, hotéis e cafés que guardam vestígios dessa história, mas também as chamadas “coincidências petrificantes” que vivencia ao longo de sua investigação. A experiência dá origem a um conjunto de registros visuais, ações e reflexões que se desdobram a partir desse encontro profundo entre a artista e a obra de Breton.
A exposição reúne parte desses desdobramentos. O conjunto fotográfico “Panorama” retrata as caminhadas da artista por Paris e seus arredores, construindo uma narrativa visual que evoca cenas presentes nas páginas de “Nadja” e seus fantasmas. As fotografias dialogam com a projeção de mapas históricos de Paris e com uma sequência de imagens pertencentes ao acervo do MAC RS. Intituladas “Em torno de Nadja, outra vez”, essas imagens são acompanhadas pela composição sonora original “Um beijo tão rapidamente esquecido”, de Fernando Lewis de Mattos.
Entre fotografias, livros, lambes e objetos, “Em torno de Nadja, outra vez” distancia-se da ideia de uma exposição no sentido usual da palavra. Para a artista, a mostra constitui uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre Nadja, André Breton e a conturbada história de amor narrada no livro, ao mesmo tempo em que compartilha com o público situações, encontros e histórias vivenciadas ao longo de seu percurso – e os fantasmas que passaram a acompanhá-la nessa trajetória.
Serviço
Abertura exposição "Em torno de Nadja, outra vez" + "Conversas de Casa"
Quando: Quinta-feira (6/8), às 18h
Visitação: 7 de agosto a 27 de setembro. De terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 19h
Onde: MAC RS, na CCMQ - Galeria Augusto Meyer, 3º andar da CCMQ - Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre