Desfile Farroupilha 2026 ocupa a Avenida Edvaldo Pereira Paiva a partir das 8h de domingo
Programação em Porto Alegre inclui encenação temática dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis
Publicação:
O tradicional Desfile Farroupilha do 20 de Setembro, em Porto Alegre (RS), ocupará a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no Bairro Praia de Belas, a partir das 8h de domingo. Com transmissão ao vivo pela TVE RS, o primeiro ato da manhã será a Revista da Tropa pelo governador Eduardo Leite. Em seguida, o público acompanhará integrantes das forças de segurança do Estado, com o desfile cívico-militar. Participam Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Polícia Penal e Defesa Civil.
Uma encenação alusiva aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, tema dos Festejos Farroupilhas 2026, está marcada para as 10h15. Através de música sacra, cantos guaranis e representações simbólicas, o espetáculo Via Sacra Missioneira narra a fundação, o esplendor e a queda das reduções.
Encerrando a programação do Dia do Gaúcho, cavalarianos de entidades tradicionalistas de diversas regiões do Estado, além dos casais de prendas e peões do Rio Grande do Sul, participam do desfile tradicional, organizado pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, responsável pela articulação das festividades.
O credenciamento da imprensa deve ser feito até sexta-feira (18/9), às 17h, por meio do telefone (51) 99603-7777, com Sara Goldschmidt. No domingo, o acesso dos veículos à Avenida Edvaldo Pereira Paiva será pela Avenida Padre Cacique, seguindo pela Rua Nestor Ludwig.
Aviso de pauta
O quê: Desfile Farroupilha de 20 de Setembro
Quando: Domingo (20/9), a partir das 8h
Onde: Avenida Edvaldo Pereira Paiva, bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS
Credenciamento com Sara Goldschmidt, por meio do telefone (51) 99603-7777