Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Começa o 39º Festival de Cinema de Gramado

Publicação:

20160127140932ok20160127-tochaolimpica-4.jpg
Objetivo é criar um comitê para gerenciar a passagem do símbolo no Estado - Foto: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer

No inicio da noite dessa sexta-feira (05) foi oficialmente aberta a 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Com apresentação da orquestra da Unisinos, sob regência do maestro  Evandro Matté, a solenidade foi realizada na rua coberta do centro da cidade.

O secretário de Estado da Cultura, representando o governo do Estado, destacou o debate aberto com os produtores, cineastas e realizadores gaúchos desde o inicio da gestão Tarso Genro. O ponto alto do pronunciamento foi o anúncio da abertura do Edital do governo para a finalização de 15 longas-metragens. “Poderão concorrer os realizadores que precisam de um pequeno apoio para concluir seus trabalhos. O Governo do Estado disporá de R$ 1,5 milhão para esse edital. Essa ação decorre  da síntese das tratativas entre o governo e o segmento audiovisual. Queremos recolocar o estado novamente no patamar de referência audiovisual no país e no exterior”, completou Assis Brasil.

Edital para finalização de longas pode beneficar até 15 filmes Foto: Edson Vara
Edital para finalização de longas pode beneficar até 15 filmes Foto: Edson Vara

Também presente na solenidade a secretária de Turismo Abgail Pereira ressaltou que a cultura e turismo caminham de mãos dadas. Prova disso é o comitê de transversalidade criado logo no inicio da gestão.“O turismo caminha junto com a cultura e colabora para o desenvolvimento econômico e cultural do Estado. Queremos contribuir para um Festival como este de Gramado que a cada ano se supera em qualidade de produção”, disse a secretária.

Cultura e Turismo trabalham de forma transversal no governo Tarso Genro Foto: Edson Vara
Cultura e Turismo trabalham de forma transversal no governo Tarso Genro Foto: Edson Vara

O presidente do festival, Alemir Colleto, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, usaram suas falas para agradecer aos patrocinadores, apoiadores e colaboradores do evento e se concentraram em enfatizar o crescimento de 40% no número de filmes inscritos para a competição e do visível aumento de turistas na cidade.

Depois da solenidade o público presente no Palácio dos Festivais acompanhou a exibição, fora da competição, do belíssimo filme O Palhaço, de Selton Mello. O diretor recebeu uma homenagem especial do festival. O troféu foi entregue por Paulo José que contracena com o ator no filme. “ Espero que a candura da narrativa aqueça corações e mentes aqui em Gramado”, disse Selton.

Premiado em Paulínia. O Palhaço aqueceu e divertiu o público que estava no Palácio dos Festivais. O filme que possui um belo roteiro e direção de arte deve estrear no circuito comercial em 28 de outubro.

A beleza do roteiro e direção de arte do filme O Palhaço emocionaram no primeiro dia do Festival
A beleza do roteiro e direção de arte do filme O Palhaço emocionaram no primeiro dia do Festival

Na segunda-feira (08), às 14h, na Sociedade Recreio Gramadense, a Secretaria da Cultura e a Fundacinde  promovem o debate A Nova Política para o Desenvolvimento do Audiovisual no Rio Grande do Sul. Participam da mesa o secretáro da Cultura, Assis Brasil, a diretora da Economia da Cultura, Denise Pereira, e o diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Luiz Alberto Cassol.

39º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

Sábado

14h- Mostra Panorâmica- Origens- de Renê Goya Filho

17h –Mostra Panorâmica- O Senhor do Labirinto – de Geraldo Motta – 14 anos

18h45- Homenagem Especial para Geraldo Flach

Mostra Competitiva

19h- Medianeras Buenos Aires na Era do Amor Virtual – de Gustavo Taretto – 14 anos

21h – Ponto Final – de Marcelo Taranto – 14 anos

 

Secretaria da Cultura