Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cinemateca Paulo Amorim

Cinemateca Paulo Amorim
Cinemateca Paulo Amorim - Foto: Josiele Silva/Sedac

A Cinemateca Paulo Amorim, vinculada ao Instituto Estadual de Cinema, instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criada oficialmente no dia 6 de agosto de 1986 e reúne as três salas de cinema localizadas no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana: Sala Paulo Amorim, Sala Eduardo Hirtz e Sala Norberto Lubisco.

A Cinemateca é o espaço mais antigo e tradicional no circuito de salas culturais de Porto Alegre e prioriza uma programação de filmes não alinhada com o circuito comercial, promovendo a reflexão sobre cinema por meio de sessões comentadas, debates e encontros diversos. As exibições do dia a dia destacam os filmes autorais e as cinematografias independentes representativas de vários países, além de ter um olhar atento à produção nacional e aos realizadores gaúchos.

A Cinemateca Paulo Amorim também é parceira de festivais e mostras especiais e recebe atividades de entidades parceiras, incluindo ciclos, cursos e encontros. A programação ainda oferece sessões especiais para alunos de escolas públicas e particulares e pessoas com deficiências.
As três salas abrem de terça-feira a domingo, com ingressos a preços acessíveis e descontos para idosos, professores, estudantes, clientes do Banrisul e agentes da Brigada Militar e Polícia Civil. 

Coordenadora de Programação: Mônica Kanitz

Abertos de terça-feira a domingo, a partir das 14 horas.

Locais

Secretaria da Cultura