Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cinemateca Paulo Amorim

Cinemateca Paulo Amorim
Cinemateca Paulo Amorim - Foto: Josiele Silva/Sedac

A Cinemateca Paulo Amorim foi criada, oficialmente, no dia 6 de agosto de 1986 e reúne as três salas de cinema localizadas no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana: Sala Paulo Amorim, Sala Eduardo Hirtz e Sala Eduardo Hirtz.

A Cinemateca é o espaço mais antigo e tradicional no circuito de salas culturais de Porto Alegre e prioriza uma programação de filmes não alinhada com o circuito comercial, promovendo a reflexão sobre cinema por meio de sessões comentadas, debates e encontros diversos. As exibições do dia a dia destacam os filmes autorais e as cinematografias independentes representativas de vários países, além de ter um olhar atento à produção nacional e aos realizadores gaúchos.

A Cinemateca Paulo Amorim também é parceira de festivais e mostras especiais e recebe atividades de entidades parceiras, incluindo ciclos, cursos e encontros. A programação ainda oferece sessões especiais para alunos de escolas públicas e particulares e pessoas com deficiências.
As três salas abrem de terça-feira a domingo, com ingressos a preços acessíveis e descontos para idosos, professores, estudantes, clientes do Banrisul e agentes da Brigada Militar e Polícia Civil. 

Direção: Mônica Kanitz

Visitas e agendamentos:

Atendimento ao público e visitação temporariamente suspensos devido às medidas de prevenção à Covid-19, seguindo o modelo de Distanciamento Controlado proposto pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Locais

Secretaria da Cultura