Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ sedia Encontro do Projeto Encrespa Geral

Publicação:

O Encrespa Geral tem como objetivo fortalecer a autoestima através do incentivo a utilização do cabelo natural, entretanto não intervindo na analogia cultural de seus envolvidos. Sua proposta é principal é criar reflexão sobre a autoafirmação individual e de tal modo, interagir e difundir em diversos costumes e tradições por meio de palestras, debates e oficinas. A estrutura organizacional deste projeto é de cunho social, visando criar espaço para todos que se identificam com suas ações. Deste modo, articula e desenvolve ambiente para a fomentação de artesãos, empreendedores, afro-empreendedores e negócios criativos, estimulando o empreendedorismo social e impulsionando o interesse crescente em investimentos nesse mercado.

A iniciativa foi idealizada por Eliane Serafim, em 2011, em conjunto com amigas, que formaram o grupo "Amigas Cacheadas", que passou a divulgar os cuidados com o cabelo crespo nas redes sociais. Com a evolução e amadurecimento desse trabalho, surgiu a necessidade de levá-lo além da Internet, tendo início o projeto Amigas Cacheadas na Estrada. Foram realizados encontros em São Paulo e no Rio de Janeiro e em novembro de 2013 ele se tornou Encrespa Geral, a partir da ideia de expansão, e com o convite a outras pessoas (líderes de outros grupos de cuidados capilares no Facebook, blogueiras, ativistas sociais, jornalistas, simpatizantes), que coordenassem os encontros em outras cidades do Brasil, com a proposta de seguir a mesma programação de atividades. Foram convidadas as blogueiras Jacqueline Moitinho e Beatriz Andrade para coordenar os encontros em Salvador e Brasília e outras pessoas se juntaram ao trabalho, após o início de sua divulgação, totalizando 15 cidades. Aí nasceu o Encrespa Geral, em sua primeira edição.

Em março de 2014, na segunda edição, foram incluídas as palestras de conscientização, depoimentos e exposição de trabalhos artesanais de participantes. Foi criado um comitê para discussão das pautas do trabalho, que assumiu um perfil diferente, de projeto de ação social, cujo objetivo não era só a criação de laços de amizades e esclarecimento de cuidados estéticos, mas de conscientização e inspiração ao uso do cabelo natural, valorização da autoestima e debates sobre as questões de preconceito, dificuldades e alegrias que envolvem o uso do cabelo natural, com as questões raciais referentes a essa temática.

A primeira temporada de encontros ocorreu em novembro de 2013, em 13 cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Recife, Maceió, Natal, Ipatinga, Salvador, Manaus, Curitiba, Goiânia e ainda um encontro internacional, em Miami. Na segunda temporada esteve presente em 15 cidades em território nacional e dois encontros internacionais, em Londres e Miami. O de março de 2014, realizado no Parque da Água Branca (São Paulo) contou com a ilustre presença da Srtª Alexandra Loras, Consulesa da França no Brasil e da Srtª Mafoane Odara, mestranda em Psicologia Social pela USP, militante do movimento negro e coordenadora da Ashoka Brasil. Esta terceira temporada, em 2014, prevê encontros no segundo semestre, no exterior, em Dublin (Irlanda) e Londres, além das cidades de Salvador, Juazeiro, Maceió, Belo Horizonte, Olinda, Campo Grande, Manaus, Natal, Goiânia, São Paulo, Ipatinga, Brasília, Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Atualmente o comitê organizacional conta com 86 pessoas e mais de 5 mil pessoas estiveram presentes nos encontros.

Serviço:

Dia: 25 de abril de 2015 (sábado)

Hora: 15h às 19h

Local: Sala C2 da CCMQ (Andradas, 736)

Informações: Com Renata Rodrigues Lopes, pelo telefone (51) 9322 7921 renatarodrigueslopes@yahoo.com.br

Entrada franca

Secretaria da Cultura