CCMQ promove oficina gratuita de introdução à mímica
Publicação:
A Casa de Cultura Mario Quintana irá realizar de 15 de agosto a 26 de setembro a oficina de Introdução à Mímica, com Alexandre Correa, nas quartas e sextas-feiras, às 14h, com inscrições gratuitas. Interessados devem enviar carta de intenção para o e-mail intro.mimica@yahoo.com.br.
O objetivo é explorar as possibilidades expressivas do corpo sem o uso das palavras, que é a essência da mimese, palavra de origem grega, de onde deriva a mímica como expressão artística em si. Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes técnicas, desde a imitação pura e simples daquilo que nos cerca na natureza, passando pela pantomima até a exploração de um uso mais abstrato do corpo como meio expressivo, através do uso da técnica da mímica corporal dramática.
A atividade é aberta a qualquer pessoa, com ou sem experiência em teatro, requerendo-se apenas que esteja em razoável condição física, sem lesões que possam se agravar, devido aos exercícios da oficina. Pede-se que os inscritos compareçam à sala de trabalho com roupas confortáveis e tragam um tênis leve, como os que se usam para treinamento de kung-fu e capoeira.
Sobre o ministrante
Alexandre Correa iniciou sua carreira em solo gaúcho ao estrear como o adolescente protagonista do longa-metragem super 8 Tempo Sem Glória, filme de estreia de Henrique de Freitas Lima. Graduou-se em 1992 em Interpretação Teatral no DAD/UFRGS. A primeira oficina de mímica corporal que frequentou foi na CCMQ, em 1995, com Thomas Leabhardt. Posteriormente, em Londres, estudou com Corine Soum e Steven Wasson, os dois últimos assistentes de Étienne Decroux, o pai da mímica moderna, com quem formou-se em Mímica Corporal Dramática.
Desde seu retorno ao Brasil Alexandre vem atuando em projetos educacionais como no entorno da Cracolândia, na cidade de São Paulo, com o Projeto Despertar. Seus trabalhos mais recentes em atuação incluem a participação na performance Andimirronai, realizada na ruína megalítica nurague Arrubiu, em Orroli, Sardenha; o personagem Duende Verde no espetáculo Homem Aranha Ação e Aventura; e o personagem João Sem Terra no espetáculo musical Romance Épico Nordestino, dirigido por João das Neves.
Texto Vera Pinto
Edição: Asscom Sedac