Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCCEV comemora 10 anos com exposição de Fernando Botero

Publicação:

fala-assis.jpg
Secretário Assis Brasil elogiou o trabalho do Centro Cultural CEEE

Para celebrar seu 10º aniversário o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, abriu nessa sexta-feira (20) a exposição Dores da Colômbia com obras de Fernando Botero. As seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, que já percorreram várias cidades europeias e latino-americanas, mostram os abusos sofridos pelo povo colombiano como consequência da ação de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares. O conflito que resultou no exílio de 1,5 milhão de colombianos nas últimas décadas é ao mesmo tempo um movimento social que busca a justiça no país.

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, representou o governador Tarso Genro na cerimônia de abertura da mostra e destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural CEEE. “Botero é um grande artista latino-americano. Nós nos identificamos com Botero, nos identificamos com a dramaticidade da sua obra. Esta exposição é profundamente simbólica e significa uma grande honra para o Rio Grande do Sul, cumprimento a diretoria da CEEE por esta escolha. Temos certeza de que esta mostra será um marco na cultura do estado”.

 

 “Esta exposição apenas abre as comemorações dos 10 anos deste Centro Cultural, teremos muito mais pela frente”, disse o diretor Presidente da CEEE, Sérgio Souza Dias.

A adida cultural da Colômbia, Maria Aparecida Rigon, lembrou que as dores do povo formaram a base da construção de uma sociedade justa na Colômbia. “A Colômbia tem uma realidade difícil. Um povo sofrido que é muito bem retratado nestas obras. Botero se refere à Colômbia para ilustrar suas angústias sobre a própria condição humana. Ele é um dos nossos principais artistas e estamos muito felizes de apresentar seu trabalho aqui no Rio Grande do Sul”.

Diretor Presidente da CEEE falou ao secretáro adjunto Jéferson Assumção sobre os planos para o CCCEV em 2012
Diretor Presidente da CEEE falou ao secretáro adjunto Jéferson Assumção sobre os planos para o CCCEV em 2012

Após passar por Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, a individual do pintor colombiano Fernando Botero Dores da Colômbia chega ao Rio Grande do Sul. A iniciativa - que conta com o patrocínio da Bradesco Seguros - reúne 67 obras doadas pelo artista colombiano ao Museu Nacional da Colômbia entre 2004 e 2005. “Sempre quis trazer essa coleção de volta ao Brasil. O conjunto dessa obra mostra como a arte pode denunciar a violência e propõe uma reflexão sobre a sociedade”, diz a produtora executiva da Aori, Denise Carvalho, responsável pelo retorno da mostra ao País.

Masacre en Colombia pintado em 2000 está entre as obras de destaque da exposição
Masacre en Colombia pintado em 2000 está entre as obras de destaque da exposição

Embora retrate uma situação trágica de um período bem determinado, Botero criou as composições com pinceladas de cores vibrantes capazes de atrair e envolver cada vez mais pessoas de todo o mundo no drama colombiano e de outros países que vivem conflitos sociais.

A mostra tem curadoria do próprio Museu Nacional da Colômbia, localizado em Bogotá. De acordo com a diretora do Museu, Maria Victoria Robayo, o conjunto se integra ao programa de exposições itinerantes que tem como um de seus objetivos fazer um apelo à consciência para evitar que os horrores da guerra se repitam.

 Fernando Botero

Pintor e escultor colombiano nascido em Medellín, no ano de 1932, é um dos artistas mais prestigiados da América Latina e tem peças expostas nos mais importantes museus internacionais. Entre as suas obras mais conhecidas estão as releituras bem-humoradas e satíricas de O Casal Arnolfini, de Jan van Eyck, e Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Em ambas, figuras humanas e animais são pintados de forma arredondada e estática. Esse padrão estético é a marca registrada do artista que através de sua arte, tornou-se o embaixador cultural da Colômbia pelo mundo. Botero é um dos artistas renomados latino americanos ainda vivo e atualmente, mora na França.

El desfile - óleo sobre tela- 2000
El desfile - óleo sobre tela- 2000

CENTRO CULTURAL ERICO VERISSIMO

Equipamento cultural situado no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre, criado em 2002, a partir da restauração de um antigo prédio onde funcionou, no início do século passado, a Companhia de Energia Elétrica Rio-Grandense. Tombado e restaurado, tornou-se Centro Cultural de atuação múltipla, com ênfase em literatura, mantido pelo Grupo CEEE – empresas públicas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Sul. O CCCEV é um espaço que apresenta em sua programação diversas manifestações artísticas, como exposições, espetáculos de artes cênicas e música, saraus, seminários, palestras, lançamentos de livros e cursos, além de abrigar parte da história do escritor Erico Verissimo.

 

SERVIÇO

Dores na Colômbia - Porto Alegre:

Visitação: 21 de janeiro a 08 de março de 2012.

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo | Rua dos Andradas 1223, Porto Alegre – RS.

Dias: De terça a sexta das 10 às 19h - Sábado das 11 às 18h

 (51) 3228-9710 - www.cccev.com.br

Entrada Gratuita

Patrocínio: Bradesco Seguros

Realização: Aori Produções Culturais

Apoio: Avianca e Pescara

Parceiros: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Companhia Estadual de Energia Elétrica e Governo do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura