Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana oferece programação diferenciada durante o verão

Publicação:

Casa de Cultura Mario QuintanaA Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) é um dos locais mais visitados de Porto Alegre, tanto pela beleza cultural como pela história do prédio e de seu ilustre morador, o poeta Mario Quintana. Durante os meses em que a maioria das pessoas encontra-se na praia, a CCMQ continua sua programação normal, oferecendo arte, música, bibliotecas e jardins para quem está na capital e aprecia uma variada programação.

A programação completa do que é oferecido pela Casa pode ser acessada no site , onde é possível encontrar opções de entretenimento para todas as idades. São oficinas, exposições, atividades para o público infantil, além de outras possibilidades com inscrições gratuitas. No período de veraneio a visita guiada não está acontecendo.

"O espaço fica aberto das 9h às 22h com programação diversificada, as galerias podem ser visitadas, temos também o quarto do poeta e o espaço Elis Regina. Além disso, quinzenalmente temos música no jardim, além do cinema que possui programação própria. Convidamos para que todos participem da programação diferenciada do espaço Sapato Florido, com oficinas de portas abertas", disse a diretora adjunta da CCMQ, Leila Mattos.

A Casa de Cultura só fecha na segunda pela manhã, e o cinema funciona de terça a domingo. "Pedimos a compreensão dos visitantes quanto à limpeza da casa, já que estamos em obras justamente para a melhoria de atendimento ao público e conservação do local", ressalta Leila.

História

A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul. Em 29 de dezembro de 1982, o Governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. No mesmo ano, através da Lei 7.803 de 8 de julho, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado.

Texto: Daiane Roldão

Secretaria da Cultura