Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana celebra 250 anos de Jane Austen entre outubro e dezembro

Debates e filmes são baseados nos clássicos “Razão e Sensibilidade”, “Emma” e “Orgulho e Preconceito”

Publicação:

A imagem mostra uma mulher em primeiro plano, de perfil, voltada para a direita. Ela tem pele clara, cabelos castanhos presos de forma simples e expressão serena, iluminada por uma luz dourada de fim de tarde. Ao fundo, um homem está um pouco desfocado, usando roupas antigas — uma camisa branca e um casaco escuro — e observa na direção da mulher. O cenário é um campo verde sob luz suave e quente.
Obra "Orgulho e Preconceito" encerra a programação no mês de dezembro - Foto: Reprodução CCMQ
Por ASCOM CCMQ / EDIÇÃO ASCOM SEDAC

Em comemoração aos 250 anos de nascimento da escritora Jane Austen, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), realiza um Clube de Leitura dedicado às suas obras clássicas, entre os meses de outubro e dezembro. A programação começa na quinta-feira (16/10), quando ocorre a exibição do filme “Razão e Sensibilidade” (1995). No sábado (18/10), às 15h, na Sala Sérgio Napp 1, haverá o momento de discussão da obra literária que antecedeu o filme. Para este primeiro encontro, as inscrições podem ser realizadas no link

Considerada uma das autoras mais influentes da literatura ocidental, as suas histórias seguem atuais ao retratar, com ironia e sutileza, temas como moral, casamento, posição social e independência feminina. O projeto prevê encontros programados, quando serão discutidos três títulos: “Razão e Sensibilidade” (1811), “Emma” (1815) e “Orgulho e Preconceito” (1813). Na mesma semana de cada encontro, haverá também a exibição de filmes inspirados nas obras, em uma parceria com a Cinemateca Paulo Amorim. As duas atividades são independentes — não é obrigatório assistir aos filmes para participar do Clube de Leitura, nem o contrário.

A imagem mostra uma pintura da escritora Jane Austen. Ela está sentada, vestindo um vestido azul-claro com gola alta branca e uma touca rendada cobrindo parcialmente o cabelo escuro e encaracolado. Ela segura um livro fechado com a mão direita, apoiando o cotovelo em uma superfície, enquanto olha levemente para o lado esquerdo, com expressão calma e pensativa. O fundo é composto por cortinas em tons suaves de verde e rosa, o que dá um ar doméstico e refinado à cena.
Jane Austen, considerada uma das autoras mais influentes da literatura ocidental, priorizava temáticas femininas - Foto: Reprodução CCMQ

Novembro e dezembro

Em novembro, o título abordado será “Emma” (1815). No dia 13/11 (quinta-feira), será exibido o filme “As Patricinhas de Beverly Hills” (1995) — uma adaptação moderna da obra de Austen. Já em 15/11 (sábado), o debate será em torno do livro, um romance que explora as “confusões” em que Emma Woodhouse se envolve.

Para encerrar a programação, na segunda quinta-feira de dezembro (11/12), será exibido “Orgulho e Preconceito” (2005), sucesso dos anos 2000, baseado na obra literária mais famosa de Jane Austen. A obra será discutida no último encontro do Clube, em 13/12 (sábado). 

Clube de Leitura 

Os encontros do “Clube de Leitura” são gratuitos, porém exigem inscrição prévia. O formulário será disponibilizado dez dias antes de sua realização, no Instagram da CCMQ.

O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - Do lado do povo brasileiro. 

Serviço 

Clube de Leitura 
Quando: 18/10, 15/11 e 13/12
Onde: Diferentes espaços da CCMQ
*Inscrições para o primeiro encontro no link

Especial de Cinema
Quando: 16/10, 13/11 e 11/12
Onde: Cinemateca Paulo Amorim
*Mais informações no link

Secretaria da Cultura