Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Caravana Cultural Açoriana visita o Rio Grande do Sul

Publicação:

53592-537162466299463-562717063-o.jpg
Sociedade Filarmônica Unânime Praiense Foto: Divulgação

Integrando as comemorações dos 260 anos da vinda dos açorianos ao Brasil, chegou a Porto Alegre na sexta-feira (26) a Caravana Cultural Açoriana, que vai cumprir agenda no Rio Grande do Sul e Uruguai, a convite da Secretaria de Estado da Cultura do RS. A delegação é composta por autoridades do Açores, os escritores Genuíno Madruga e Joana Freitas, e os 60 músicos  da Sociedade Filarmônica Unânime Praiense, fundada em 03 de outubro de 1881.

Em Porto Alegre, no dia 09 de novembro, às 19h, Genuíno Madruga lança o livro O Mundo que Eu Vi e Joana Freitas lança a Fotobiografia de Manuel D’Arriaga – Primeiro presidente da República de Portugal, no saguão nobre da Assembleia Legislativa. No mesmo dia, às 20h30, a Orquestra da Sociedade Filarmônica Unânime Praiense realiza concerto, no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

Além de Porto Alegre, os autores lançarão suas obras e a orquestra se apresentará em Uruguaiana (03 de novembro), Alegrete (04 de novembro), Rio Pardo (05 de novembro), Gravataí (07 de novembro) e Guaíba (08 de novembro).

Sobre a orquestra

A Sociedade Filarmónica Unânime Praiense dos Açores foi fundada em 1881, por Cónego Silva Reis, na cidade de Horta, na ilha do Faial. Ao longo dos seus 131 anos, várias foram as figuras que deram contribuições importantes para manter a banda, como foi o caso de Alberto Ávila de Vargas, regente de grande sensibilidade musical. A orquestra é considerada uma das embaixadoras das ilhas açorianas.

 

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura