Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cambará do Sul : A Terra dos Cânions

Publicação:

20160624171753materia.png
Ecoturismo também é forte na região - Foto: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer

Localizada a 180 quilômetros de Porto Alegre, Cambará do Sul faz parte da bela e fria Região Turística dos Campos de Cima da Serra. Muito procurada por visitantes durante o inverno, os termômetros em Cambará chegam frequentemente a temperaturas negativas. Além do clima diferenciado, o Município ainda é referência no ecoturismo do país, conhecido pelos belos cânions.

Uma das alternativas de passeio é a Cavalgada dos Cânions, que passa pelos rios e matas nativas da região e pelas principais depressões de Cambará do Sul: Pinheirinho e Cambajuva. A atração é única e permite ao viajante admirar as deslumbrantes paisagens dos campos de altitude.

Cambará do Sul ainda é conhecida por ser a capital do mel e para comprovar essa fama, a cidade oferece o Passeio do Mel, onde o turista tem a oportunidade de conhecer todo o processo de produção dessa delícia natural. No final do passeio, os viajantes ainda são convidados a degustar os produtos melíferos produzidos na região.

Na história, o Município abrigou uma diversidade de etnias que formaram sua cultura. Indígenas do grupo Caigangue, portugueses, baianos e paulistas deixaram sua herança na região. O próprio nome do município vem do tupi-guarani e quer dizer "folha de casca rugosa", fazendo referência às típicas árvores da região, abundantes ainda hoje no centro do cidade.  

Secretaria da Cultura