Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Assinado Termo de Cooperação para as Missões Jesuíticas da América do Sul

Publicação:

20161111164538okok.jpg
Projeto visa integrar as Missões Jesuíticas - Foto: Divulgação/Setel

Foi assinado durante o 1º Encontro de Governadores, Prefeitos e Vereadores do Circuito Internacional das Missões Jesuíticas da América do Sul, o Termo de Cooperação para que o conjunto dos atrativos jesuíticos seja a imagem turística Sul-Americana mundial. O ato ocorreu nesta quarta-feira (9), durante o evento realizado em Encarnación, na província de Itapúa, no Paraguai. O Rio Grande do Sul foi representado pelo secretário adjunto e diretor geral da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel), Idilio Pasuch. O evento contou com representantes de cinco países da América do Sul:  Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Diante deste compromisso oficial, foi consolidada a união entre as lideranças dos territórios identificando objetivamente as demandas a serem executadas. No Brasil são necessárias ações para o desenvolvimento integrado da região das Missões. As lideranças missioneiras do Rio Grande do Sul destacam a necessidade da pavimentação dos acessos de São Lourenço Mártir em São Luiz Gonzaga e São João Batista no município de Entre-Ijuís, além da conclusão das obras do aeroporto de Santo Ângelo e a viabilização da ponte internacional entre Porto Xavier e San Javier.

Para o crescimento integrado das regiões das missões, foi debatida a criação da Agência de Desenvolvimento, a execução de um plano de marketing para divulgação e promoção internacional e a sinalização turística para todo o circuito internacional com a rota unificada entre os países presentes. O encontro definiu que no início de 2017, na Feira Internacional de Turismo na Espanha, será apresentado integralmente o produto turístico ao mercado mundial. “Isto significa a importância da aceleração das visões profissionais com relação à temática. Pois, a repercussão da exposição mundial que vai acontecer, exigirá que os 26 municípios da Associação dos Municípios das Missões estejam preparados à curtíssimo prazo para receberem a demanda de turistas que virão conhecer a região das Missões”, ressaltou José Roberto de Oliveira, coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuítica-Guarani.

Secretaria da Cultura