Assinado Termo de Compromisso e Cooperação para o Fórum Social Temático 2012
Publicação:

Na manhã dessa terça-feira (26) foi assinado o Termo de Compromisso e Cooperação para realização do Fórum Social Temático 2012: Justiça Social e Ambiental. Na presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, da secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, e do assessor de Relações Internacionais do governo, Tarson Nunes, estado, prefeituras e sociedade civil assumem um conjunto de compromissos para a realização do forum em janeiro de 2012. Este é o segundo momento do Forum Social temático que faz parte do processo preparatório da RIO+20, que vai se realizar em 2012 no Rio de Janeiro.
Governo e sociedade se articulam para que o encontro tenha as melhores condições de ser realizado disse o secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assunção. “É um trabalho conjunto, respeitando a maneira como o Forum Social Mundial trabalha, com a sua independência em relação ao Estado, com as suas discussões, tendo o Estado o papel de dar um suporte no sentido de que os debates aconteçam da melhor maneira possível”, concluiu.
Representando o governador Tarso Genro, a secretária de Estado do meio Ambiente, Jussara Cony, lembrou a simbologia do momento, em representantes da geração que realizou o primeiro forum, unida ao cenário do mercado público, onde há um encontro com a cultura e a diversidade. “Nós vamos organizar esse forum com componentes importantes, o componente da justiça social e o componente da justiça ambiental. E nós vamos realizar esse Forum num momento importante também para o Rio Grande do Sul, na medida que o Rio Grande do Sul, por decisão soberana de seu povo, elege um projeto em consonância com o projeto nacional de desenvolvimento econômico e social e que nós temos que colocar, além desses, o componente ambiental”, finalizou a secretária.
Para Tarso Nunes o Forum Social Mundial é um acontecimento da maior importância que impacta no cenário político nacional e internacional. “ O nosso governo tem um compromisso que vem desde as origens do Forum, porque entendemos que o governo tem a obrigação de se solidarizar com a sociedade civil organizada, no sentido de pensar um outro mundo possível. Nós não nos resumimos a administrar bem o que está aí queremos construir uma gestão pública diferente, voltada para um projeto diferente de sociedade e nesse sentido a nossa identidade com o forum é muito consistente”, disse Tarson.
O diretor geral do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase),Cândido Grzybowski, um dos organizadores do Forum ressaltou que a articulação do Rio Grande do Sul é fundamental para que o Forum aconteça. “ É uma construção não tão simples mas fundamental, porque ao mesmo tempo a gente quer manter nossa autonomia como sociedade, e aqui se desenvolveu uma certa cultura de respeitar essa autonomia”.
Jairo Jorge recordou que o foi pensado e o que se disse há 10 anos se tornou realidade. “O nosso dever hoje é pensar alternativas um novo caminho, um novo modelo, de um estado necessário, forte, mas um estado que tenha um vinculo com a questão social e econômica”, disse o prefeito de Canoas.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, lembrou a volta do Forum nos anos pares para a capital gaúcha e a importante parceria com o Governo do Estado. “O Forum Social Mundial volta para seu berço. Volta a colocar Porto Alegre no centro dos debates. Então nós da prefeitura de Porto Alegre queremos continuar contribuindo de todas as formas para o exito do debate”,
Assinaram o documento: o Governo do Estado( secretário Assis Brasil e Secretária Jussara Cony), a Assembléia Legislativa, A UFRGS, as Prefeituras Municipais de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Gravataí, CUT, IBASE, ABONG e Ação Educativa.
Texto: Asscom Sedac