Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

A história do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul inicia em 1906, com a criação do Arquivo Público do Estado (APERS). Em 1925, a instituição foi vinculada ao Museu Julio de Castilhos, quando recebeu a denominação hoje corrente de Arquivo Histórico do RS (AHRS). Seu surgimento como instituição independente, porém, ocorreu somente em 29 de janeiro de 1954, data da criação da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura.

A instituição tem como função primordial a guarda e a preservação da documentação histórica de origem pública e privada. 

A pesquisa será realizada somente mediante a apresentação de documento de identificação com foto. Serão disponibilizados no máximo cinco itens, conforme a lotação da sala.

Direção: Ananda Simões Fernandes

Visitas e agendamentos: terça a quinta, das 13h às 17h, mediante agendamento pelo email agendamento-ahrs@sedac.rs.gov.br.

Agendamento de Pesquisas: agendamento-ahrs@sedac.rs.gov.br
E-mail: ahrs@sedac.rs.gov.br
Telefone: (51) 3225-7880

Direção

Ananda Simões Fernandes

Equipe técnica

Ananda Simões Fernandes – Historiadora

Arienei Erian Azevedo de Abreu – Historiador

Fábio Oliveira Sosa – Historiador

Gabriel Castello Costa – Historiador 

Vanessa Becker Souza – Arquivista

Setor administrativo

Márcia Lopes de Faria – Agente administrativa

Estagiárias

Louiselene Rodrigues Cruz – Acadêmica do curso de História
Muara Pedroso Farias – Acadêmica do curso de História
Vanessa Correa Cézar – Acadêmica do curso de História

Locais

Secretaria da Cultura