Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Aqui, Ali e Acolá

Publicação:

aqui-ali-acola-nilton-santolin.jpg
Detalhes aparentes ou não marcam o trabalho em exposição no IEAVi - Foto: Nilton Santolin

  

Como o título já define a exposição fotográfica Aqui, Ali e Acolá é uma coletânea de fotografias que Nilton Santolin registrou com suas lentes ao longo do tempo, imagens atemporais do cotidiano de alguns lugares conhecidos e outros talvez desconhecidos, de pessoas e objetos (coisas). A mostra abre nessa sexta-feira (22) na Fotogaleria Virgilio Calegari, uma das salas de exposições da Casa de Cultura Mario Quintana, em promoção do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

Imagens do cotidiano carregadas de sentimento no trabalho de Nilton Santolin
Imagens do cotidiano carregadas de sentimento no trabalho de Nilton Santolin

 Todas as 20 fotografias na sua maioria em preto e branco são carregadas de um sentimento poético, recheadas de detalhes aparentes ou não, mas o que importa pra ele é carga emocional que cada foto representou naquele momento antes e depois de pressionar com o dedo indicador o botão do obturador da câmera, aqueles milésimos de segundos.

Coletânea de fotos do cotidiano na mostra do IEAVi
Coletânea de fotos do cotidiano na mostra do IEAVi

Nilton Santolin se define como um saqueador imagético dos detalhes, pra ele o mais forte é o sentimento. Nascido em Porto Alegre/RS, é fotógrafo e designer gráfico com experiência em desenvolvimento de logomarcas e programação visual. Sua trajetória começou em 1984, quando trabalhou como assistente de fotografia e criação na L. Bruno Fotografia e Comunicação. A autoria de trabalhos fotográficos iniciou em 1994, depois de longo período de aprendizado em que conheceu e experimentou os segredos e as técnicas da fotografia analógica. Com o advento da fotografia digital, ele aproveitou o conhecimento e a experiência que tinha em programas gráficos como o Photoshop e juntou com as facilidades da nova tecnologia, resultando em maior autonomia de recursos e integração eficiente

SERVIÇO

O que: Aqui, Ali e Acolá..., fotos por Nilton Santolin

Quando: de 21 de julho a 28 de agosto

Onde: Casa de Cultura Mário Quintana, Rua dos Andradas, 736 - Centro - Porto Alegre – RS

Fotogaleria Virgilio Calegari - 7º andar

Horário: segunda-feira das 14h às 21h, de terça à sexta-feira das 9h às 21h, sábado e domingo das 12h às 21h.

 

Secretaria da Cultura