Show Libertango foca músicas de Astor Piazzolla
Publicação:

A busca de uma nova expressão para o tango de Piazzolla e o destaque do violino e outros instrumentos como personagem de sua obra é o mote de Libertango, show que o violonista Marcos Matturro Foschiera e os violinistas Vinícius Farina e Mariana Krewer farão nesta segunda-feira (19), às 19h30, no Auditório Luís Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana. A promoção é da Discoteca Pública Natho Henn.
O espetáculo tem a iniciativa de refazer a linguagem de conjunto eletrônico criada por Astor Piazzolla. Em 1973, quando o compositor se transferiu para a Itália, em sua trajetória de constantes mudanças entre as diversas linguagens musicais que criou, vem uma nova: o Conjunto Eletrônico. Uma formação nada usual das demais: piano elétrico ou acústico, órgão, violão e baixo elétrico, bateria, sintetizador e violino, alem do bandoneon tocado por ele.
Esta formação possibilitou incitar uma audaciosa expressão musical, com diferentes timbres e instrumentos, rompendo barreiras que foram comparadas com o jazz e o rock pela crítica européia.
A formação aqui também é nada usual: violão e dois violinos contracenando alternadamente. Nesta obra, Vinícius Farina – o autor do projeto e violinista - faz uma redução do original dividindo nas vozes subsequentes e as instrumentando. Farina faz os arranjos e divide o palco com Mariana Krewer (violino) e Matturro Foschiera (violão e arranjo).
No repertório, Novitango, Violentango, Adios Nonino, Undertango, Meditango, Amelitango, Tristango e Libertango.
Serviço:
O que: Show Libertango
Dia: 19 de dezembro (segunda-feira)
Hora: 19h 30
Local: Auditório Luís Cosme (4º andar) – Casa de Cultura Mario Quintana
Informações: Discoteca Pública Natho Henn (4º andar) – Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736) – fone 3221-7104.
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) / R$ 8,00 (estudantes e idosos)
Texto: Vera Pinto
Edição: Asscom Sedac