Secretaria da Cultura participa da 3ª edição do Canoas Jazz Festival
Publicação:

Desde a noite dessa quarta-feira (13) o município de Canoas recebe seus visitantes ao som de jazz. Está oficialmente aberta a terceira edição do Canoas Jazz Festival que conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.
A cerimônia de inicio do festival ocorreu ao som do trio de Jorginho do Trompete no jardim da Casa das Artes Villa Mimosa e contou com a presença do secretário Assis Brasil. O titular da pasta da cultura no estado citou Canoas modelo de gestão cultural “em pouco tempo o prefeito Jairo Jorge conseguiu colocar Canoas no mapa cultural do Brasil” afirmou Assis Brasil. Sobre o festival ressaltou a consolidação do evento e o reflexo social que promove. “O Canoas Jazz permanece na mente e coração das pessoas, promove a inclusão social por meio da inclusão cultural. Por meio do conhecimento musical abre portas para a sensibilidade. E com a inclusão possibilita que a população possa debater o status político de onde vive e colaborar pra o desenvolvimento integral de um comunidade”, encerrou.
O prefeito Jairo Jorge lembrou a escolha do jazz como elemento cosmopolita, de modernidade “ é sem dúvida a manifestação que dialoga com as culturas do nosso tempo”. Jairo Jorge citou também a gratuidade do evento, que é realizado nas áreas públicas e nas estações de trem e o fato de Canoas ser a geradora de música de qualidade. “Algumas gerações de canoenses tinham que ir para Porto Alegre em busca da boa música e de eventos culturais. Hoje mostramos que é possível inverter esse circuito e trazer as pessoas de todas as cidades para Canoas, e que a cidade seja uma referência para o Brasil”. O prefeito encerrou sua fala com a definição ampla de cultura para além dos eventos “ a cultura forja a identidade de um povo, de uma nação, este é o sentido da cultura, por isto ela é estratégica e essencial”.
Esta terceira edição traz músicos de referência do jazz no Brasil e no mundo como Egberto Gismonti, Joyce Moreno, Sandro Albert e o norte-americano Ravi Coltrane. Ao total são 14 nomes confirmados. O evento conta com o Circuito das Estações, que apresentará pequenos shows nas estações do Trensurb e o no palco principal, no Parque Getúlio Vargas, as principais atrações.
O 3º Canoas Jazz Festival é uma realização da prefeitura municipal com financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, dentro do sistema Pró-Cultura.
Confira a programação
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES – sempre às 17h30
Dia 13 (quarta-feira) – Estação Centro/La Salle – Grupo Vocal Sonata-Fae
Dia 14 (quinta-feira) – Estação Fátima – Samuca Trio
Dia 18 (segunda-feira) – Estação Petrobrás – Max Show Band
Dia 19 (terça-feira) – Estação Centro/Unilasalle – Grupo Vocal Sonata-Fae
Dia 20 (quarta-feira) – Estação Mathias Velho – Samuca Trio
Dia 21 (quinta-feira) – Estação São Luís/Ulbra – Max Show Band
CANOAS JAZZ Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo)
Dia 22 (sexta-feira) 19h – Paulinho Fagundes – Porto Alegre 20h15 – Sandro Albert – Nova York/NY/EUA 22h – Egberto Gismonti – Rio de Janeiro/RJ
Dia 23 (sábado) 18h – Brothers Orchestra – Porto Alegre 19h15 – Paulinho Cardoso – Porto Alegre 20h30 – À Deriva – São Paulo/SP 22h – Joyce Moreno – São Paulo/SP
Dia 24 (domingo) 18h – Luizinho Santos – Porto Alegre 19h15 – Alegre Correa – Florianópolis 20h30 – Kiko Freitas – Rio de Janeiro/RJ 22h – Ravi Coltrane – Long Island/NY