Sarau encena o encontro entre Freud e Stefan Zweig
Publicação:

O Theatro São Pedro recebe na próxima terça-feira (11), às 20h, a última edição do ano do sarau Freud e os escritores. Sob direção de Graça Nunes, as intérpretes Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm apresentam o encontro entre Sigmund Freud (1856/1939) e o escritor austríaco Stefan Zweig (1881/1942), que trocaram correspondências entre 1908 e 1939. O texto tem a assinatura de Lenira Fleck e Liana Timm. A entrada é franca e os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do TSP.
O sarau revela alguns dos momentos marcantes que ligaram esses pensadores que acreditavam na palavra como efeito de uma possível humanidade a ser escrita e descrita ao pé da letra. “Quantos enigmas desvendaram estes tradutores das complexas tramas que envolvem nossa condição humana?”, questionam as autoras.
O psicanalista e o escritor (amigos, austríacos e judeus) eram unidos em uma cúmplice relação - envolta de trocas intelectuais e sofrimentos com a barbárie nazista. Sigmund Freud, já idoso e doente, planejou uma morte assistida. Stefan Zweig, residindo no Brasil, em Petrópolis (RJ), escolheu não testemunhar a destruição da sua amada Europa e, juntamente com a esposa, ingeriu veneno e embarcou numa silenciosa viagem suicida.
Serviço:
O que: Sarau Freud e os escritores
Quando: 11 de dezembro (terça-feira), às 20h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)
Entrada franca
Texto: Mariângela Machado
Edição: Asscom Sedac