Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

São Gabriel e a Terra dos Marechais no Rio Grande do Sul

Publicação:

20160226142254site-opcao-3ok.jpg
O visual típico do pampa gaúcho encanta quem visita São Gabriel - Foto: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer

A chamada Terra dos Marechais fica na Região Turística Fronteira do Rio Grande do Sul e abriga antigas construções e espaços culturais. São Gabriel recebeu o título pela forte ligação com armas e tropas, símbolos que ajudam a relembrar a formação histórica do Estado. A tradição foi além do território brasileiro e ganhou destaque internacional.

O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira (FEB), por exemplo, é um dos atrativos turísticos que ilustram essa referência. O local possui o maior acervo sobre a Segunda Guerra Mundial da América do Sul, com documentos, fotos, condecorações e até armas utilizadas da época. A sede fica no prédio da antiga Estação Férrea de São Gabriel, construída em 1906.   

Fundado em Porto Alegre, o museu foi doado para o município por ser a terra natal do Marechal João Batista Mascarenhas de Morais, comandante da FEB. O espaço funciona diariamente, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 18h e aos sábados, das 8h30 às 11h. 

O sobrado da Praça Dr. Fernando Abbott é outro ponto muito visitado na cidade. O centro cultural reúne música, a Biblioteca Pública, além do Projeto Fábrica de Gaiteiros. Para ajudar mostrar a influência espanhola e portuguesa na região são distribuídos aos turistas materiais informativos sobre o tema. E um detalhe curioso: em 1846 o então Imperador Dom Pedro II chegou a ficar hospedado no sobrado. 

DISTÂNCIA DA CAPITAL

São Gabriel está a 320 quilômetros de Porto Alegre e o acesso mais utilizado, partindo da capital é pela rodovia BR-290. 

Clique aqui e confira dicas do que fazer e onde ficar hospedado na cidade.

Secretaria da Cultura