Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Santander Cultural apresenta a exposição Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim

Publicação:

16884637.jpg
Pouco mais de três anos após a morte repentina, o escritor ganha um tributo à altura de sua versatilidade

Quem conhece um pouco sobre a vida e a obra de Moacyr Scliar tem saudade do escritor bem-humorado e de seus textos brilhantes. Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim é uma mostra realizada pelo Santander Cultural, de 17 de setembro a 16 de novembro, sobre um homem notável para a literatura e a medicina do Rio Grande do Sul. Com curadoria de Carlos Gerbase e consultoria de Regina Zilberman, a exposição apresenta os mundos ficcionais e as histórias sobre o mundo real contadas por Scliar, mostrando como ele conseguiu, de forma sensível e obstinada, reuni-los em seus textos e na sua vida. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura RS.

Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim é dividida em ambientes que retratam a vida do homenageado e de sua família: a travessia de seus ancestrais, vindos da Bessarábia; o Bom Fim e a infância na rua Fernandes Vieira; a carreira de médico; o grande leitor que se transforma num escritor prolífico; seus personagens; sua vida familiar e afetiva.

O visitante poderá escolher entre ler Scliar num livro ou em tablets. Fará um mergulho no Bom Fim dos anos 1940, bairro onde a família Scliar viveu. Conhecerá alguns dos principais personagens dos livros de Scliar, encenados por atores em totens digitais. Numa sala de projeção, assistirá a um documentário de curta metragem baseado na obra do escritor. No ambiente dedicado à medicina, ouvirá o comovente discurso da formatura em medicina de Scliar. No final da exposição, poderá testar os conhecimentos adquiridos na exposição em mesas interativas.

Com um ritmo de produção ímpar, o médico, escritor e jornalista gaúcho deixou um legado de obras importantes em todas as áreas em que atuou. Integrante da Academia Brasileira de Letras, vencedor de três prêmios Jabuti e de um prêmio Casa de Las Americas, Scliar nunca perdeu o contato com os estudantes. Em inúmeras palestras, ele respondia pacientemente às dúvidas e curiosidades de crianças e adolescentes.

Carlos Gerbase, jornalista, escritor e cineasta, com pós-graduação em cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III, atua como curador com o objetivo de proporcionar ao visitante da mostra uma experiência imersiva na obra e na vida de Scliar. Para isso, o Santander Cultural sofreu uma intervenção arquitetônica arrojada e conteúdos audiovisuais dominam o ambiente, mas também há espaço para muitos manuscritos originais, que em sua maioria nunca foram apresentados em público. A realização é da Prana Filmes, combinada a supervisão literária da profa. Regina Zilberman.

Marcos Madureira, diretor-presidente do Santander Cultural, destaca: “É com satisfação que participamos da preservação da memória de um dos principais intelectuais brasileiros, que, em suas ações, nos mostrou que o saber e a generosidade são características que devem caminhar juntas. Esperamos que todos desfrutem da história de um homem que interpôs Porto Alegre e o mundo em um mesmo lugar: o Bom Fim”.

Atividades simultâneas

No mesmo período, o Santander Cultural receberá diversos eventos em sintonia com os temas abordados na exposição. São oficinas, palestras, seminários, mostras de cinema, apresentação de dança, show de música e teatro. Nomes como Ignacio de Loyola Brandão, Luis Fernando Verissimo, Cíntia Moscovich e Tânia Rösing estarão nessa programação simultânea.

Serviço:

Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim

Curadoria Carlos Gerbase

Santander Cultural Porto Alegre | Rua Sete de Setembro, 1028 | POA  RS

De 17 de setembro até 16 de novembro de 2014 (16/9 abertura para convidados)

Entrada franca

Secretaria da Cultura