Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Reunião discute painel de indicadores do turismo gaúcho

Publicação:

20140703190848dsc-7890.jpg
Observatório de Turismo do RS é um espaço para a coleta e produção de informações, análises e discussão sobre o desenvolviment - Foto: Larissa Machado

A reunião da Câmara Temática Estudos e Pesquisas  do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul discutiu os metadados que validarão o painel de indicadores socioeconômicos do turismo gaúcho. O encontro foi promovido pela Secretaria do Turismo (Setur/RS), na última quarta-feira (02),no auditório da Emater, em Porto Alegre.

 

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento do Turismo (Detur), Maximilianus Pinent, o encontro com os integrantes da câmara  teve por objetivo criar um conceito consensual para definir estratégias conjuntas de aplicação das pesquisas que servirão de fonte de informação do setor.“A importância desses estudos é entre outras coisas identificar a influência do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) em níveis municipal, estadual e nacional, além da abrangência econômica do setor motivando a definição conjunta da tabela de Atividades Características do Turismo (ACT), que serão padronizadas para utilização no observatório", avaliou.

 

Resultado definido em reunião é de que um dos projetos (piloto) visa criar e implantar metodologia de pesquisa para arrecadação de impostos municipais da atividade turística das cidades de Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Gramado, Bento Gonçalves e Cambará do Sul. Outro é o registro de visitação à atrativos turísticos, como forma de monitoramento do fluxo e levantamento do perfil do visitante, no Parque do Caracol, em Canela?, por exemplo.

 

A coordenadora do Observatório, Marcia Merllo, ?ressaltou que as propostas apresentadas vão ao encontro da orientação repassada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pelo  Ministério do Turismo (Mtur), no levantamento estatístico do setor. “Os estudos permitirão a criação de séries históricas e de comparação nacional e internacional” salientou.

 

A Setur destaca que o método de trabalho realizado pelo Observatório do Turismo consiste em 4 divisões principais: painel de indicadores socioeconômicos do turismo, inventariação da oferta turística, estudos de competitividade e análises conjunturais. A secretaria pretende dar início ao calendário de apresentação dos resultados dos estudos de competitividade em 26 municípios gaúchos, já no próximo dia 15 de julho, em Lajeado.

 

O que é o Observatório

O Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul é um espaço para a coleta e produção de informações, análises e discussão sobre o desenvolvimento e a evolução do turismo gaúcho. A constituição do Observatório atende aos preceitos do Plano de Desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul 2012 – 2015, destacando os desafios 1 e 3 que buscam implantar o Sistema de Gestão do Turismo e aumentar a competitividade das Microrregiões Turísticas do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Priscila Rodrigues

Secretaria da Cultura