Picasso e o roubo da Mona Lisa e o primeiro filme de Alceu Valença como diretor em exibição até 13 de abril na Casa de Cultura
Publicação:

Picasso e o roubo da Mona Lisa segue em cartaz na Sala Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana, até a próxima quarta-feira (13). Com direção de Fernando Colomo, o filme é inspirado em fatos reais que envolveram o roubo da famosa pintura da Mona Lisa do Museu do Louvre, em 1911.
Durante a investigação do caso, são detidos ninguém menos que o então jovem pintor Pablo Picasso e o escritor Guillaume Apollinaire, que teriam atuado juntos com um tal Barão – conhecido por ter levado do mesmo museu duas esculturas espanholas (veja no link abaixo o trailer do filme).
Na Sala Eduardo Hirtz, o músico Alceu Valença estreia como diretor do filme A Luneta do Tempo, revisitando a história de Lampião e Maria Bonita. A longa guerra entre o bando do cangaceiro mais famoso do sertão e a polícia local – na figura do capitão Antero Tenente – ganha ares de faroeste misturado a um vibrante cordel, além de se somar ao colorido do circo.
O filme competiu no Festival de Gramado 2014, quando levou os kikitos de melhor trilha musical e direção de arte.
Programação até 13 de abril (segundas-feiras não há sessões)
Sala Paula Amorim
15h e 19h: Cinco Graças (Mustang – Turquia/França, 2016, 95min)
Direção de Deniz Gamze Ergüven, com Günes Sensoy, Tugba Sunguroglu, Elit Iscan. Pandora Filmes. 14 anos. Drama.
Sinopse: No final das aulas em um vilarejo turco, cinco irmãs comemoram o inicio das férias com alguns colegas, todos meninos. A brincadeira, na beira do mar, vira um escândalo na comunidade e as garotas vão sofrer as consequências: não podem mais sair de casa e a escola será substituída por ensinamentos domésticos. Cada uma delas, a seu modo, vai tentar driblar estes limites. O filme foi um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
17h: Picasso e o Roubo da Mona Lisa (La Banda Picasso - 2013, Espanha, 100min)
Direção de Fernando Colomo, com Ignacio Mateos Vivancos, Pierre Benezit, Lionel Abelanski. Esfera Filmes, 12 anos. Comédia.
Sinopse: O filme é inspirado em fatos reais que envolveram o roubo da famosa pintura da Mona Lisa do Museu do Louvre, em 1911. Durante a investigação do caso, são detidos ninguém menos que o então jovem pintor Pablo Picasso e o escritor Guillaume Apollinaire, que teriam atuado juntos com um tal Barão – conhecido por ter levado do mesmo museu duas esculturas espanholas.
Sala Eduardo Hirtz
15h30 e 19h30: A Luneta do Tempo (Brasil, 2014, 100min)
Direção de Alceu Valença, com Irandhir Santos e Hermila Guedes. Fênix Filmes, 14 anos. Drama musical.
Sinopse: O compositor Alceu Valença estreia como diretor de cinema revisitando a história de Lampião e Maria Bonita. A longa guerra entre o bando do cangaceiro mais famoso do sertão e a polícia local – na figura do capitão Antero Tenente – ganha ares de faroeste misturado a um vibrante cordel, além de se somar ao colorido do circo. O filme competiu no Festival de Gramado 2014, quando levou os kikitos de melhor trilha musical e direção de arte.
17h30: Fique Comigo (Asphalte – 2015, França, 100min)
Direção de Samuel Benchett. Com Gustave Kervern, Isabelle Huppert, Michael Pitt, Valeria Bruni Tedeschi. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Longe do glamour da capital, um grupo de moradores vive suas rotinas em um prédio decadente da periferia de Paris. As histórias de cada um se alternam neste cotidiano – caso da senhora algeriana, que praticamente adota como filho um astronauta norte-americano, e o esquisitão Sterkonwitz, apaixonado por uma enfermeira tristonha. Também vive no prédio uma atriz que já foi famosa (Isabelle Huppert) e espera por outro papel importante.
Sala Norberto Lubisco
15h15: 45 ANOS (45 Years – Inglaterra, 2014, 95min)
Direção de Andrew Haig, com Charlotte Rampling e Tom Courtenay. Imovision, 12 anos. Drama.
Sinopse: Kate vem preparando com carinho as comemorações de seus 45 anos de casamento com Geoff. Mas, uns dias antes da festa, ele recebe a notícia de que o corpo de uma antiga namorada foi encontrado nas montanhas cobertas de neve. Este episódio, aparentemente sem importância, vai abalar profundamente a rotina tranquila do velho casal. Os atores Charlotte Rampling, 69 anos, e Tom Courtenay, de 78 anos, foram premiados no Festival de Berlim pelas suas atuações.
17h: O Retorno de Vasily Bortnikov (URSS, 1953, 100min)
Direção de Vsevolod Pudovkin, com Sergei Lukyanov, Natalya Medvedeva, Nikolai Timofeyev. MosFilm, 14 anos. Drama.
Sinopse: Dado como desaparecido na guerra, Vasily Bortnikov volta para casa e encontra a mulher casada com outro. Ele enfrenta a situação com muito trabalho, assumindo a liderança de um kholkóz, fazenda de produção coletiva típica do regime comunista. O filme, exibido em cópia restaurada, integra a série Cinema Soviético.
19h: Cemitério do Esplendor (Rak ti Khon Kaen - Tailândia, 2015, 122min)
Direção de Apichatpong Weerasethakul. Com Jenjira Pongpas Widner, Banlop Lomnoi, Jarinpattra Rueangram. ZEta Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O diretor tailandês lança seu olhar quase onírico para uma antiga escola que hoje abriga jovens soldados, todos vítimas de uma estranha doença do sono. Os “doentes” são amparados por um grupo de mulheres voluntárias que protagonizam, junto com eles, momentos que combinam realismo fantástico, religiosidade ou mesmo épocas passadas. O cineasta ganhou fama em 2010, quando venceu o Festival de Cannes com o instigante “Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas”.