Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Obra de Ariano Suassuna estreia no Theatro São Pedro

Publicação:

conchambrancas-foto-cabera.jpg
Espetáculo faz curta temporada no Theatro São Pedro Foto: Cabera

O espetáculo As Conchambranças de Quaderna, com direção da atriz e cantora Inez Viana, será apresentado neste final de semana no Theatro São Pedro; sábado (26), às 21h, e domingo (27), às 18h. A peça ganhou o Prêmio Contigo de melhor espetáculo de comédia, eleito pelo voto popular e pelo júri especializado, e o Prêmio Shell de melhor direção musical.

São duas peças numa só, ligadas por um mesmo narrador, Dom Pedro Diniz Quaderna, o narrador do romance A Pedra do Reino, do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. A primeira, Casamento Com Cigano Pelo Meio, conta a saga de duas irmãs prometidas em casamento, em que o noivo de uma delas, no dia do matrimônio, resolve que quer se casar com a outra, criando uma grande confusão. Já a segunda história, A Caseira e a Catarina, fala de uma mulher traída pelo marido, que faz um pacto com o Diabo e pede para que ele leve o traidor e sua amante para o inferno. Quaderna, então, se disfarça de Diabo e, além de criar muitas “conchambranças”, revela um final surpreendente.

Uma comédia imperdível, não só por colocar em perspectiva o Brasil e sua cultura, mas também por discutir o que vem a ser brasilidade. Leonardo Brício, que vive Davi na minissério Rei Davi, interpreta Quaderna sem cair na caricatura do nordestino. Além dele, a peça ainda conta com grande elenco: Débora Lamm, Cláudia Ventura, Ricardo Souzedo, Iano Salomão, Diogo Camargos, Zé Wendel, Junior Dantas e Viviane Câmara.

Inspirada nos circos e danças populares, os nove atores e dois músicos contam essa divertida história, num ritmo próprio, ajudado por painéis que deixam e tiram os atores de cena, como num passe de mágica, criando um efeito visual surpreendente.

Sobre Suassuna

Romancista e dramaturgo, Ariano Suassuna é uma dos mais importantes referências da literatura brasileira. Fundador do “Movimento Armorial”, Ariano tem sua obra permeada por valores e personagens da cultura popular nordestina e de clássicos da literatura.

Suassuna escreveu As Conchambranças de Quaderna em 1987, após um afastamento de vinte e cinco anos do teatro. Tal afastamento iniciou-se em 1962, quando concluiu A Caseira e a Catarina, peça em um ato, montada pelo Teatro Popular do Nordeste, sob direção de Hermilo Borba Filho.

Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, ou simplesmente Pedro Quaderna, rei e palhaço, misto de Quixote e Sancho, astrólogo, charadista, escritor de folhetos, bibliotecário, dono de circo, intelectual sertanejo megalomaníaco, divertido e sedutor. Ele representa o sertanejo que se vale da astúcia para sobreviver, alcançar alguma notoriedade e adquirir certas vantagens no seu mundo de senhores de terras, cangaceiros, boiadeiros, ciganos, catarinas e moças donzelas doidas para casar. Um dos personagens mais complexos da literatura brasileira.

Sobre Inez Viana                                                                                

A atriz e diretora teatral, Inez Viana é formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (C.A.L) desde 1987. Reúne em seu currículo mais de 20 peças, filmes, novelas e shows.

Dona de uma voz privilegiada, ela passeia entre palcos e microfones com desenvoltura. Entre os Prêmios que recebeu, estão o de melhor atriz de Teatro, em 1991, por sua atuação em Uma Aventura Carioca, de Caio de Andrade, e o Prêmio Millênium de Televisão, por seu trabalho na novela Laços de Família, em 2000.

 

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura