Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

O maluco beleza na tela da Cinemateca Paulo Amorim

Publicação:

raul.jpg
Documentário é exibido na sala Eduardo Hirtz Foto: Divulgação

O documentário nacional Raul – O Início, o Fim e o Meio, de Walter Carvalho, é o destaque da Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana, de 11 a 17 de maio.

O filme recupera a trajetória de Raul Seixas, o maluco beleza que fez muito sucesso nos anos 1970 e passou a década de 1980 numa espécie de ostracismo, consumidos pelas drogas e o álcool. O documentário aborda todas as facetas do artista, que teve várias mulheres, fez músicas geniais com Paulo Coelho, criava polêmicas e é reverenciado até hoje por públicos de todas as idades. De 2009 a 2010, a equipe entrevistou 94 pessoas, entre amigos, familiares e famosos, como Caetano Veloso e Zé Ramalho. Com mais de 400 horas de material, o diretor levou um ano e meio para chegar à edição final, de duas horas.

Os demais filmes exibidos são A Dançarina e o Ladrão, drama espanhol de Fernando Trueba; O Porto, comédia dramática de Aki Kaurismäki; e Xingu, drama brasileiro de Cao Hamburger que se passa na década de 40 e reconta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas. As salas Paulo Amorim e Eduardo Hirtz exibem a programação do Fantaspoa.

Realizada de 8 a 20 de maio, a 8ª edição do Fantaspoa – Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre - conta com a exibição de 150 filmes, 87 deles longas-metragens. A novidade deste ano é que além dos filmes de terror, ficção científica e fantasia, serão apresentados também dramas, suspenses e produções independentes. Para conferir a programação, acesse o site www.fantaspoa.com/2012/

 

Programação:

Sala Paulo Amorim

VIII Fantaspoa

Horários: 15h, 17h e 19h

Sala Eduardo Hirtz

Filme: Raul – O Início, o Fim e o Meio, de Walter Carvalho

Horário: 14h45min

VIII Fantaspoa

Horários: 17h e 19h

Sala Norberto Lubisco

Filme: O Porto, de Aki Kaurismäki

Horário: 14h

Filme: Xingu, de Cão Hamburger

Horário: 15h45min e 17h45min

Filme: A Dançarina e o Ladrão, de Fernando Trueba

Horário: 19h45min

 

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura