Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MTG comemora 50 anos com exposição no Memorial/RS

Publicação:

dsc-68381.jpg
Secretário de Cultura, Victor Hugo, e Presidente do IGTF, Vinicus Brum, prestigiam a mostra (Rogerio Bastos/MTG)

Documentos históricos, painéis, livros e fotografias que resgatam a história do Movimento Tradicionalista Gaúcho, antes mesmo da fundação oficial, em 1966, no congresso realizado em Tramandaí. É isso que os visitantes do Memorial do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre, vão encontrar até o dia 30 de outubro. A programação também vai contar com palestras abertas ao público: uma no dia 26, sobre a história, o legado e o futuro do MTG, e outra no dia 27, sobre as obras literárias gaúchas, com o escritor Alcy Cheuiche.

 

 

O evento foi aberto oficialmente nesta terça-feira (19) pelo Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, representando o Governador José Ivo Sartori. Foi uma noite de grandes encontros: afinal, não é todo dia que se tem o prazer de ver e ouvir de perto Paixão Côrtes.

- O tradicionalismo deixou de ser de galpão e de fogo de chão para ser universal – disse o ícone da Cultura Gaúcha, do alto de seus 89 anos.

 

Victor Hugo e Paixão Côrtes (Rogerio Bastos/MTG)
Victor Hugo e Paixão Côrtes (Rogerio Bastos/MTG)

 

O folclorista, lembrado na mostra, compareceu à abertura da exposição como convidado de honra, discursou e foi aplaudido de pé.

- A ti, Paixão, fica o nosso muito obrigada. Não só meu. Não só do Governo do Estado. Mas de todos os gaúchos e gaúchas. Poderia passar uma noite inteira te elogiando e ainda assim seria pouco, por tudo o que tu fizeste pelo Rio Grande. Traçou um caminho fundamental para a nossa cultura e a gente espera que siga sendo assim – disse, emocionado, o Secretário Victor Hugo.

 

Presidente do MTG, Nairo Callegaro, e o Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo (Rogerio Bastos/MTG)
Presidente do MTG, Nairo Callegaro, e o Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo (Rogerio Bastos/MTG)

A tese de Barbosa Lessa aprovada em 1954 no 1º Congresso Tradicionalista, a carta de princípios de 1961 e as atas originais dos encontros integram o projeto. Didática, a mostra foi estruturada de forma acessível ao público distante dos CTGs:

- O Movimento tem uma importância social e cultural muito grande. Precisamos manter viva essa chama das tradições gaúchas para as futuras gerações sem esquecer do passado, de onde viemos. Agradeço à oportunidade de realizar aqui, no Memorial do Rio Grande do Sul, um evento tão bonito e que apresenta a história da Instituição à sociedade - disse o Presidente do MTG, Nairo Callegaro.

A exposição organizada pelo MTG acontece com apoio do Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura.

 

50 anos do MTG — Tradição e legado

Memorial do Rio Grande do Sul (Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega). De terça a sábado, das 10h às 18h. Domingo e feriado, das 13h às 17h. Até 30/10.

– Painel 50 Anos do MTG: Dia 26 de outubro, às 19h, abordando história, legado e o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

– Painel obras literárias — a importância da cultura regional para identidade do gaúcho: dia 27 de outubro, com o escritor Alcy Cheuiche, às 19h.

 

Secretaria da Cultura