Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mostra de teatro infantil para escolas

Publicação:

Em comemoração ao mês da Criança, a Casa de Cultura Mario Quintana, por meio do Núcleo de Artes Cênicas, realizará uma mostra de teatro infantil para alunos de escolas públicas e entidades de crianças carentes, de 7 a 10 de outubro, com entrada franca.

Os interessados deverão fazer agendamento pelo telefone 3226.1181 ou pelo e-mailartescenicasccmq@gmail.com.

 

Teatro Bruno Kiefer (sessões 10h e 15h)

07/10 - Adolescer

08/10 - Brinquedos Brincados e outros Mundos Imaginados

09/10 - Baú de Histórias (10h) e Laboratório Aloprado (15h)

10/10 - Teatro de Bonecos

 

Teatro Carlos Carvalho (sessões 10h e 15h)

07/10 - O Livro de Mágicas do Dudu

08/10 - Um Conto Puxa Outro

09/10 - Joãozinho e o Pé de Livro

 

SOBRE OS ESPETÁCULOS:

Adolescer - um espetáculo de teatro dirigido para o público adolescente e adulto. Há 12 anos em cartaz é um dos maiores fenômenos do teatro gaúcho. É um espetáculo comunicativo, participativo e "antenado" com os problemas que atingem os jovens do século XXI.

Baú de histórias/adaptação das Fábulas de La Fountaine: A Lebre e a Tartaruga, O Burro insatisfeito e O Leão e o Ratinho - Completando sete anos de existência, o espetáculo retorna para duas semanas de apresentações especiais! Um personagem, em meio a uma bagunça no castelo, encontra um baú repleto de surpresas e um livro de fábulas que tem o poder de transformar dois palhaços do reino nos personagens das histórias. Em ?O Leão e o Ratinho?, o Rei da floresta, muito presunçoso, se vê em um grande problema, e para sair dele, vai precisar da ajuda de um ser, quase ?insignificante?. Em o ?Burro Insatisfeito?, o descontente quadrúpede mostra aos espectadores que não se deve reclamar de ?barriga cheia? e que é melhor ter cuidado com o que se pede! Já em ?A Lebre e a Tartaruga?, na mais disputada corrida do reino animal, a ligeira e convencida Lebre é desafiada pela tranqüila Tartaruga, nesta competiçãocom um final inesperado.

Laboratório aloprado - No laboratório itinerante, comandado por três cientistas malucos, tudo tem uma explicação. Eles não fazem mágica e, sim, ciência. Neste lugar, em que a física e a química são as protagonistas, eles desafiam as leis da natureza e transformam elementos simples em produtos fantásticos. No palco, um grande show, com músicas, luzes e efeitos especiais, onde se aprende brincando, com experiências que pretendem despertar a curiosidade do público e envolvê-lo a cada instante.

Brinquedos brincados e outros mundos imaginados - Quatro artistas mambembes, diante do desejo de brincar e depois de sortearem o papel que  cada um representará na brincadeira, acabam representando quatro catadores de lixo. A brincadeira gira em torno de um menino filho de uma catadora de papel que embarca numa aventura imaginada.  Ele, após receber um brinquedo velho da Rainha Pitoresca e Seu Coisinhas, dois catadores de brinquedos, passa a habitar sua própria ruazinha sossegada, onde cria seu próprio mundo.

Joãozinho e o Pé de Livro - Baseado no livro infantil do autor Adeilson Salles, a peça narra a história de Joãozinho, um menino que não gosta de livros. No dia do seu aniversário, todos os convidados lhe presenteiam com belas obras literárias. Irritado, o menino enterra todos os livros no quintal. Para sua surpresa, nasce um pé de livros, onde ao subir nele, viverá uma grande aventura.

O Livro mágico do Dudu - O espetáculo conta a história de como Dudu se tornou mágico, por meio de um livro encontrado na biblioteca. O  que ele vai ser quando crescer: astronauta, cientista, cozinheiro ou artista circense? Cada livro encontrado, uma viajem ao universo infantil. Uma apresentação multimídia que mistura show de mágicas, teatro de bonecos e números de circo. Dudu faz seus números e conta histórias. Com intensa participação da plateia, as crianças se divertem.

Um Conto Puxa o Outro - é um espetáculo de contação de histórias. Ao longo da encenação o contador também interpreta os personagens das histórias escolhidas. Para compor o espetáculo foram escolhidas duas histórias infanto-juvenis: João Esperto Leva o Presente Certo, de Candace Fleming, e Pandolfo Bereba, de Eva Furnari. De maneira dinâmica, o ator busca uma interatividade com o público, que é usado para compor algumas das cenas.

 

Secretaria da Cultura