Lançamento da Política Industrial do RS
Publicação:
Marco para a economia gaúcha, o lançamento da política industrial do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, 28, pelo Governador Tarso Genro possui uma vertente na Economia da Cultura, através da identificação de um Arranjo Produtivo Local (APL) no setor audiovisual.
O Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas e APLs foi lançado também em março, durante almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a participação do governador. O documento do Programa é dirigido a indústrias variadas, como do setor eletroeletrônico e petroquímico, mas também abrange o audiovisual gaúcho.
O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) e o Comitê de Articulação da Política Estadual de Fomento à Economia da Cooperação foram estruturados para abrirem várias frentes de desenvolvimento sustentável no Estado. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, em março uma importante etapa foi concluída no que se refere aos arranjos produtivos. "Nós temos o compromisso de apresentar apenas programas e projetos totalmente estruturados", disse.
Tais propostas começaram a ser articuladas em 2011 e um projeto piloto com cinco APLs (Polo de Moda, Moveleiro, Pedras e Jóias, Pós-colheita e Automotivo) foi instituído. Desde então, a Secretaria da Cultura e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Inovação (AGDI) vêem debatendo a inclusão do audiovisual dentro do Programa de APLs.
O diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron, destaca que o programa pretende apoiar a organização dos setores econômicos e de regiões para projetos de cooperação a fim de fomentar o desenvolvimento tecnológico, competitivo e a pesquisa no Estado. "Nos APLs, o Governo pode apoiar com até R$ 88 milhões, vindos do Banco Mundial e do Fundo dos APLs", ressaltou. O foco é geração de emprego e renda, competitividade e eficiência.
Os oito editais dos APLs também foram assinados pelo presidente da AGDI, Marcus Coester. Os editais estão publicados no Diário Oficial e mais informações sobre a implantação dos núcleos e onde encontrá-los podem ser encontrados nos sites www.sdpi.rs.gov.br e www.saladoinvestidor.rs.gov.br. Os interessados terão 40 dias para apresentar os projetos, conforme o modelo que será disponibilizado. O Grupo de Trabalho do audiovisual já trabalha na sua proposta.