João Alberto: um mestre da fotografia gaúcha
Publicação:

Com muito pesar a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa prestou uma homenagem de agradecimento ao fotógrafo João Alberto Fonseca da Silva que faleceu no dia 23 de novembro.
O fotógrafo era um grande colaborador do setor de fotografia do Museu, desde 1990 participava de exposições, palestras, oficinas e entrevistas e contribuiu, com sua assessoria, para identificação de autores e fotografias do acervo fotográfico da instituição. Doou ao Museu, cópias fotográficas que atestam sobre a sua trajetória na fotografia, dentre essas, destacam-se peças publicitárias com fotografias desenvolvidas em seu atelier JAWAL (com Waldir Figueiredo), still do filme Um certo capitão Rodrigo, filmado no estado em 1971 e fotografias realizadas para a exposição sobre Quarai, sua cidade natal.
Era um dos últimos remanescentes da história da fotografia de Porto Alegre do século 20 e ajudou a construiu a memória fotográfica do nosso Estado, através da fotografia analógica, na produção de negativos em vidro e em bases plásticas em diversos formatos. Seu acervo é uma herança cultural sem precedentes na historia da fotografia gaúcha, dado a temática das transformações urbanas na modernidade, acompanhada através de suas lentes, a sua trajetória como fotógrafo e os processos técnicos realizados, bem como, o bom estado de conservação dos seus negativos e cópias fotográficas.
A sua produção fotográfica atingiu um nível bastante avançado, em um momento em que as novas tecnologias conhecidas hoje, ainda não facilitavam a vida do fotógrafo. Para tanto, buscou desenvolver conhecimentos de física e química, tendo atingido resultados impressionantes relacionados à perspectiva nas fotografias de arquitetura, às fotomontagens, à fotografia publicitária, à iluminação em estúdio com modelos ou objetos e separação de tons, à cartografia e redução de escalas, etc.
O montante do seu acervo foi doado para a Uniritter em 2000 e atualmente está disponível para pesquisa no Laboratório de Teoria e História da Arquitetura. Em 2005 foi lançada a publicação organizada por professores da Unirriter - Acervos Azevedo Moura&Gertum e João Alberto: Imagem e Construção da modernidade em Porto Alegre. Ele mesmo vinha acompanhava o processo de conservação e preservação do seu acervo na Universidade, o qual vinha sendo catologado e digitalizado, tendo participado de inúmeras atividades que envolveram seu acervo, promovidas por essa instituição.
Em 2010 o fotógrafo participou, junto com a professora Viviane Maglia, responsável pelo seu acervo no Laboratório/Uniritter, do Ciclo de debates sobre acervos fotográficos, promovido pela Sedac. Onde fez o que mais gostava e que verdadeiramente o transformaram num mestre: ensinar sobre fotografia.
Texto: Denise Stumvoll
Fotógrafa e Pesquisadora/ Técnica em Assuntos Culturais/Sedac