Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Inscrições abertas para oficina criativa gratuita do projeto Cidade Transmídia

Publicação:

transmidia

Incentivar um olhar poético para as cidades e resgatar sua cultura e memória é o objetivo do projeto Cidade Transmídia, vencedor do edital Claro Ideias e realizado pela agência cultural Maria Cultura, que passou por Santa Maria e Caxias do Sul e agora chega a Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).  De 26 a 29 de agosto (terça a quinta), das 9h às 17h, será realizada uma oficina criativa gratuita, na Sala C2, com apenas 20 vagas, com inscrições pelo site http://www.mariacultura.com.br. Na imersão de quatro dias serão criados personagens que devem interagir com as ruas da capital gaúcha de forma transmidiática, desvendando a cultura local através de suas histórias. E no dia 29 (sexta), a partir das 18h, terá vez o encontro aberto, entre comunidades e coletivos, para exibição dos resultados e apresentação dos personagens.

As oficinas criativas visam criar personagens que interajam online e offline com o ambiente das cidades. São grupos de até 20 pessoas, que se inscrevem gratuitamente para participarem, divididos em cinco coletivos durante a atividade. Cada um deles cria suas micronarrativas e propõe interações transmidiáticas para contribuir com o projeto. No primeiro dia, intitulado “Todos Por Um”, é criado um personagem por grupo. No segundo, “Exploração Urbana”, é feita a saída a campo para escolha e registro de pontos afetivos na cidade e seleção dos trajetos a serem percorridos pelos personagens. E no último, “Intervenções e Registros”, são criadas intervenções e rastros dos personagens a serem deixados no espaço da cidade e registros em fotos e vídeos da passagem subjetiva destes pelas ruas. E também a edição do material audiovisual e postagem do conteúdo no mapaonline. Assim, eles ganham vida própria no Facebook e Instagram, entre outras possibilidades e podem ser acessados a qualquer momento no site do projeto.

Projeto Cidade Transmídia

A iniciativa surgiu em 2010, na Espanha, do encontro entre os amigos e pesquisadores em arte, comunicação e novas mídias, Lenara Verle, Camila Farina e Tiago Lopes, que também coordenam as ações. Iniciado de forma independente, o projeto já foi realizado no Rio de Janeiro, em 2013, através do Edital Coletividea, da Agência IRwi, em parceria com a SAV/MinC. A ideia é defender uma nova visão sobre as cidades, através do olhar de personagens fictícios que circulam pelo ambiente urbano e interagem com ele, utilizando técnicas que misturam diferentes mídias. Para dar vida a eles, o projeto promove oficinas por cada cidade onde passa.

 

O Cidade Transmídia foi um dos quatro projetos premiados, entre 1108 inscritos, no edital do Instituto Embratel Claro “Novas Ideias Para o que Temos ao Redor”, cujo objetivo era investir em iniciativas que estimulem os jovens de ambientes urbanos a aplicar e compartilhar suas criações, na melhoria de suas comunidades e dos espaços onde vivem. O projeto é realizado com financiamento da Secretaria do Estado da Cultura - Procultura RS e com parceria da CCMQ e Melitta Wake.

 

Nesta edição, o site ganha uma nova interface, proposta pela Santa Transmídia, que também está desenvolvendo sua versão em aplicativo, adaptado para celulares e tablets, para que a interação com os personagens seja facilitada. A circulação começou em Santa Maria, em junho e seguiu para Caxias do Sul e Pelotas, em julho, onde as oficinas tiveram número recorde de inscritos e mais de 500 pessoas foram envolvidas, entre oficinas e encontros.

 

Idealizadores/coordenadores:  

Camila Farina - Sempre esteve envolvida com produção e pesquisa em arte, especialmente no espaço urbano. Dirige a agência cultural Maria Cultura, pela qual coordenou projetos como Pixel Show/POA, Cut&Paste POA e Italian Genius Now Brasil. É co-fundadora da plataforma de crowdfunding Múrmurae; professora nos cursos de graduação em Design da UniRitter, onde ministra as disciplinas de Teoria da Informação e Estética e História da Arte III e também da Escola de Criação da ESPM/POA. Tem especialização em Roteiro e Direção de Atores pela EICTV, Cuba (2006). É Mestre em Comunicação Social pela Unisinos (2008).

Lenara Verle - Artista e pesquisadora em arte e novas tecnologias. Participa desde 1994 do grupo de arte colaborativa SITO.ORG. Foi artista residente no Planetary Collegium (Inglaterra/2000) e no ZKM - Centro de Arte e Midias (Alemanha/2005). Ganhou os  prêmios VAD Net Art (Girona, Espanha/2003) e ZKM Media Art Award (Karlsruhe, Alemanha/2005). Professora do curso de Especialização em Cinema Expandido, PUC-RS. Doutoranda em História da Arte, na Universidade de Frankfurt. Mestre em Media Studies, New School University, NY (2003). Mestre em Comunicação, PUC-RS, Brasil (1997) e bacharel em Comunicação - Publicidade e Propaganda, UFRGS, Brasil (1994).

Tiago Lopes - Desenvolve pesquisa e projetos nas áreas de narrativas interativas, transmedia storytelling e sistemas colaborativos de narração. Coordena o Grupo de Estudos em Narrativas Interativas, vinculado ao curso de graduação em Jogos Digitais na UNISINOS, em São Leopoldo. Lá é professor nos cursos de graduação em Comunicação Digital, Jogos Digitais, Realização Audiovisual e Publicidade. Tem especialização em Roteiro e Direção pela EICTV, Cuba (2006). É Mestre e Doutor em Comunicação Social pela Unisinos (2014).

 

Serviço:

Oficina

Quando: De 26 a 29 de agosto de 2014 (terça a quinta)

Hora: das 9h às 17h

Onde: Sala C2 - 2º andar CCMQ (Andradas, 736)

Inscrições: Gratuitas, pelo site http://www.mariacultura.com.br

Encontro:

Quando: 29 de agosto (sexta-feira)

Hora: a partir das 18h

Entrada franca

Secretaria da Cultura