IEAVi promove exposição coletiva "Arte.RS" com três eixos curatoriais
Publicação:
A diretora do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), Vera Pellin, assina a curadoria de "Arte RS", que abre no dia 26 de novembro (quarta-feira), às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul, com entrada franca. A exposição reúne artistas diversas técnicas, abordagens e diálogos sobre a produção de arte contemporânea do Estado, em três eixos curatoriais. São eles: obras dos artistas que foram premiados nas edições do Prêmio IEAVi - Incentivo à Produção de Artes Visuais (1º, 2º e 3º edições); a coleção de vídeos IEAVi que foram apresentados nas exposições dos projetos selecionados nas edições do Prêmio; e obras de artistas representantes das diferentes regiões do RS.
Consolidando sua missão, o IEAVi desde sua reestruturação, em 2011, desenvolve projetos e ações que ampliam as possibilidades de participação dos diversos segmentos sociais e culturais. Com um olhar plural em diferentes direções, traça metas de gestão em conjunto com os representantes da setorial de artes visuais, curadores, professores de artes, artistas, sociedade civil e organizada, buscando maior abrangência, aproximando fronteiras em eventos binacionais, promovendo o diálogo, nossa arte e nossa cultura.
Prêmio IEAVi:
As obras dos artistas que representam o Prêmio IEAVi, são um recorte dos projetos ou dos trabalhos selecionados para mostras realizadas nos espaços do IEAVi, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ): Galeria Augusto Meyer, Espaço Mauricio Rosenblatt e Fotogaleria Virgilio Calegari. Estas obras nos possibilitam certificar a qualidade dos trabalhos e a importância do Prêmio, que tem por objetivo a promoção e a valorização dos artistas do nosso Estado. É a primeira vez na história das Artes Visuais que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), do Governo do Estado do RS, promove um prêmio para esse setor, que incentiva a nova produção artística contemporânea, fomenta a difusão e a criação, além de fortalecer o setor, estimulando novas linguagens e permitindo o acesso aos bens culturais e a formação de novo público. Realizada por meio de edital público, com seleção e premiação realizadas por júri especializado, a iniciativa existe desde 2011, completando neste ano a 4° edição. No período foram promovidas mais de60 exposições e participaram mais de 200 artistas.
Participam: Antônio Augusto Bueno, Bethiele Kupstaitis, Bruno Borne, Chana de Moura, Ernani Chaves, Graziela Salvatori, Ío, Jander Rama, Laura Fróes, Letícia Lampert, Letícia Lopes, Luísa Gabriela, Mariana Riera, Rogério Livi, Rogério Severo e Walter Karwatzki
Vídeos:
A coleção de vídeos apresentada nesta exposição foi reunida a partir das mostras realizadas nas edições do Prêmio IEAVi e hoje faz parte do acervo de vídeos do Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC/RS). Essas mídias digitais são consideradas obras de arte, e constituir uma coleção em museus de arte contemporânea, possibilitam novas leituras, diálogos, perspectivas e representações de tempo.
Coleção de Vídeos - IEAVi (Edição Priscila Kisiolar):
Martin Heuser, Ío (Laura Cattani e Munir Klamt), Ernani Chaves, Letícia Lampert, Túlio Pinto, Bruno Borne, Nelton Pellenz, Dirnei Prates, Marina Jerusalinsky, Chana de Moura, Selir Estraliotto e Walter Karwatzki.
Artistas RS:
A exposição apresenta também o importante recorte, com a participação de artistas residentes nas diferentes regiões de nosso Estado, possibilitando ao público especializado ou interessado um novo conhecimento e mapeamento específico das artes visuais do RS. Desta forma, supre uma carência e garante a presença de novos artistas, linguagens, técnicas e atitudes estéticas que dialogam com seus espaços de origem e sua cultura específica. São mais de 60 artistas e cinco coletivos, das cidades de Camaquã, Cambará do Sul, Campo Bom, Canguçu, Caxias do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Herval, Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Taquara, Tenente Portela e Uruguaiana.
Artistas RS:
Ana Maria Brum Saldanha, Anita Porto, Bebeto Alves, Bianca Barrios, Carolina Galeazzi, Daniela Malates, Danieli Ganassini, Fábio F. Martins, Francis Silva, Geovani Corrêa, Gisele Verardi, Inês Garcia Pintos, Jairo TX, José Luís Salvador, Lucas de Medeiros Warpechowsky, Marcelo Chardosim, Raquel Ferreira, Silvia de la Barreira e Thiana Sehn.
Coletivos:
Sala Dobradiça, Cupins da Gravura, Grupo de Arte Público e NAVI. I
Serviço:
Abertura: 26 de novembro (quarta-feira), às 19h
Visitação: 27 de novembro a 31 de janeiro de 2015
Local: Memorial do RS (Sete de Setembro, 1020)