Homenagem à Festa da Uva na Assembleia Legislativa
Publicação:
No período do Grande Expediente da sessão desta terça-feira (25), a deputada Maria Helena Sartori (PMDB) homenageou a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. “Em seu octagésimo aniversário comemorado este ano, a Festa da Uva consolida o título de maior festa comunitária do Sul do país”, informou. A parlamentar aproveitou a ocasião para convidar a todos para a próxima edição da festa, que ocorrerá de 16 de fevereiro a 4 de março de 2012, com o tema “Uva, Cor, Ação! A Safra da Vida na Magia das Cores”. Na edição de 2010, a Festa da Uva teve mais de 800 mil visitantes e, em 2012, a expectativa é que mais de um milhão de pessoas visite a festa.
A oradora do Grande Expediente resgatou a trajetória da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. Segundo a deputada, a primeira edição da festa ocorreu em 6 de março de 1931, com uma singela exposição de uvas. “Este momento também registra a gênese do evento, ao reunir uma comissão de cunho comunitário, representada pelo poder público, por meio do prefeito Miguel Muratore, pelo conhecimento técnico, representado pelo agrônomo Celeste Gobatto, e pelo empreendedorismo liderado por Joaquim Pedro Lisboa”, disse.
Maria Helena destacou que, ainda em 1932, é introduzido o desfile de carros alegóricos, o chamado Corso da Uva do Vinho. No ano seguinte, há a incorporação do terceiro pilar da festividade, com a eleição da Rainha da Festa, que registra o nome de Adélia Eberle para a história. O advento do Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial implicam em um hiato que perdurou até 1950. Após o retorno das atividades, a fase da consolidação da festa se estende até 1972, quando a diversificação econômica implica na criação de um novo e condizente espaço para o evento.
Segundo a parlamentar, a festa atingiu sua maturidade e plenitude nos anos 2000. Em 2006, além do pórtico de recepção, o Parque de Exposições teve ampliado o espaço para estacionamento e o conjunto temático no entorno do momunento Jesus do Terceiro Milênio. “Em 2008, a inauguração do Centro de Eventos qualificou o espaço de exposições, enquanto que, em 2010, o Salão Paroquial passou a constituir-se em local de referência para a valorização do patrimônio imaterial com a realização de “filós”, de almoços e jantares típicos, de atividades dos distritos, de jogos, entre outros”, afirmou.
Desde 2008, a Festa da Uva de Caxias do Sul é integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, devido à aprovação de projeto de lei do então deputado Kalil Sehbe, que deu origem à Lei nº 13.323 de 2009.
Associaram-se à homenagem os deputados Adolfo Brito (PP), Gilmar Sossella (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Marisa Formolo (PT), Álvaro Boessio (PMDB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Heitor Schuch (PSB). Acompanharam a homenagem o secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, o casal presidente da Festa da Uva, Gelson e Gladis Palavro, as Soberanas da festividade, entre outras autoridades.
Texto: Vanessa Canciam/AL