Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Governo do Estado participa do 25º Festival do Balonismo em Torres

Publicação:

20130506113555max136752614625-festival-de-balonismo-de-torres.jpg
O 25º Festival Internacional do Balonismo, ocorre até o dia 5 de maio, no Parque do Balonismo, em Torres - Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul participa do 25º Festival Internacional do Balonismo, até o dia 5 de maio, no Parque do Balonismo, em Torres. O espaço que integra as instituições do RS apresenta uma programação diversa, com atividades paralelas ao evento, e é composta pelas Secretarias do Turismo (Setur), da Cultura (Sedac), da Comunicação e Inclusão Digital (Secom). Também participam do evento o Instituto Estadual de Cinema (Iecine), a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e Banrisul. 


Durante o Festival, o Governo disponibiliza um espaço interativo onde é possível o registro de fotos com o mapa do RS para que se crie através de publicações na redes sociais uma ampla divulgação do Estado e do evento. Além disso, há distribuição de material promocional dos destinos e atrativos turísticos gaúchos e também serão oferecidos sinal livre de internet wi-fi e exibição de filmes, conforme programação abaixo. 

Mais informações no site do Festival: www.festivaldebalonismo.com.br 

Histórico 

O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da II FEBANANA, festa anteriormente realizada no Município, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para a divulgação do evento. O interesse do público pelos balões foi tanto, que, em outubro daquele ano, surge o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo em Torres. A FEBANANA não mais se realizou no Município, enquanto que o Festival de Balonismo passou a ser realizado anualmente, tornando-se o principal e mais tradicional evento da cidade. 

A 1ª edição do Festival teve a participação de 10 balões e chamou a atenção principalmente por se tratar de um evento inédito no sul do país. Jornais expoentes do Rio Grande do Sul divulgaram e destacaram o acontecimento, possibilitando que pessoas de todo o Estado tomassem conhecimento deste evento.

Realizado no mês de outubro, porém, os ventos da primavera atrapalharam um pouco a competição, impedindo os balões de alçarem vôo em muitas provas. A cada ano, aumenta o número de balões no evento, colorindo ainda mais o céu de Torres. Também balonistas e suas equipes ganham a empatia do público, que cresce a cada  edição do Festival.

Texto: Priscila Rodrigues 

Secretaria da Cultura