Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Filipe Severo (Farinha)

Um homem branco, de barba, chapéu, camiseta preta e suspensórios
Filipe Severo (Farinha) - Foto: -
Pertencente a uma segunda geração de artistas na família, Filipe Farinha, batizado como Filipe Miguel Severo, é artista formado pela Escola Nacional de Circo em 2006. Foi o 1° brasileiro a se equilibrar sob os cabos do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro – RJ. Sua especialidade é o funambulismo, mas a pesquisa é ilimitada no ramo das artes. Dentro das técnicas circenses utiliza o trapézio voador, acrobacia, malabarismo, monociclo, perna de pau e a pirotecnia. Em 2008 foi contemplado com a Bolsa Funarte de Incentivo à Criação ou ao Aperfeiçoamento de Números Circenses. Em outras técnicas apropria-se da música e do jogo teatral, mesclando tudo na figura milenar do palhaço. 

Seu Palhaço chama-se Farinha de MandioK Grande Filho e já esteve em atuação em vários eventos e festivais, atualmente no espetáculo Circocicleta, contemplado com o prêmio FUNARTE de Artes Cênicas na Rua – 2012, também no espetáculo “ Circo Natureza”, realizado em Parceria com Acromix Circus. 

Organizador e curador do Festival de Artistas de Rua 2015/2016/2017/2021, assim como, do II Encontro Gaúcho de Circo 2016 e I Encontro Virtual de Circo Porto Alegre -2020. Foi membro da Comissão de Avaliação da Chamada Pública para ocupação dos Teatros da CCMQ – 2018/2. Assim como dos editais emergenciais de auxílio à Cultura de POA 2020. Foi membro da comissão de organização da 5ª Conferência Estadual de Cultura. Participou da curadoria do seminário do IEACEN RS – Circo, Arte presente – em 2021. Parecerista do Auxílio Emergencial Giba Giba de Porto Alegre em 2022. Domina também as técnicas de iluminação, sonorização, contrarregragem e capatazia. 

Além da especialização artística, atua, ministra oficinas de Circo e produz o grupo Corpos & Sombras. Articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua RS e Rede Brasileira de Circo, representa o fórum setorial de circo no conselho municipal de políticas culturais de Novo Hamburgo, membro da diretoria da Associação de Circo do Rio Grande do Sul – Circo Sul e Associação Cultural Casa da Praça. Formado no curso de extensão em Gestão em Artes Circenses e Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal para Profissionais da Cultura, ambos pelo Instituto Federal. Coordenou o projeto de Ocupação Cultural Amadeo Rossi na cidade de São Leopoldo de 2012 a 2020 ocupando a praça e a transformando em um equipamento cultural com as ações: Quarta na Praça e Palco Aberto e posteriormente após a pandemia o desdobramento: Aliando a Arte à Educação. Ministra aulas de equilíbrio e iniciação às atividades circenses desde 2003, tendo passado por vários espaços e festivais em diversas cidades do Brasil, dentre elas o Circo do Capão, na Chapada Diamantina.

Já representou o Fórum de Artes Cênicas no Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Leopoldo – RS e compôs o Colegiado Setorial de Circo do RS

Atualmente, reside em Novo Hamburgo-RS, atuando nas ações da Ocupação Cultural Casa da Praça com o Corpos & Sombras através das participações nos Piquenique cultural, com os ensaios de repertório do grupo, com a Oficina de Corda Bamba, com o Circontrando e o Cine-Casa. Além disso, integra o elenco do Espetáculo “Dali”, O Melhor Presente de Natal e o Conselho Estadual de Cultura do RS.

Secretaria da Cultura