Exposição no Memorial aborda a influência da cultura polonesa na obra de Paulo Leminski
Publicação:
O poeta paranaense Paulo Leminski será tema da exposição “Meu coração polaco está de volta”, que aborda a origem e a influência da Polônia na obra do autor. A abertura acontece na próxima quinta-feira (17), às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico de Porto Alegre).
Na ocasião também ocorre o lançamento do livro bilíngue “Meu coração polaco está de volta”, que reúne 60 poesias de Leminski, selecionadas e traduzidas pelo pesquisador e professor de Letras-Polonês da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Piotr Kilanowski.
Paulo Leminski nasceu em Curitiba (PR), em 24 de agosto de 1944. Desde cedo, o autor, dono de uma extensa obra, inventou um jeito próprio de escrever poesia, optando por poemas breves, muitas vezes fazendo trocadilhos ou brincando com ditados populares.
Sua obra exerceu forte influência em todos os movimentos poéticos dos últimos 20 anos. Leminski também tinha na música uma de suas paixões, tendo feito parecerias com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Moraes Moreira, além do grupo A Cor do Som e da banda de punk rock Beijo AA Força.
“Meu coração polaco está de volta” fica em exposição até o dia 9 de fevereiro de 2016.