Estado homenageia presidente dos Açores e firma cooperação
Publicação:

O governador Tarso Genro recebeu, nesta sexta-feira (13), o presidente do Governo da Região Autônoma dos Açores, Carlos do Vale César, que veio ao Estado para as comemorações dos 260 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul. Em solenidade no Palácio Piratini,Tarso homenageou o presidente dos Açores com a Grã-Cruz da Ordem do Ponche Verde, mais alta condecoração do Executivo, tradicionalmente entregue a personalidades merecedoras de gratidão e reconhecimento do Estado e da comunidade gaúcha.
Os líderes gaúcho e açoriano também assinaram um memorando de entendimento entre os dois governos para promover a cooperação e o incremento das relações acadêmicas, culturais, de comércio e investimento. A parceria ocorrerá através da troca de informações de interesse comum, reuniões conjuntas de representantes, visitas de delegações institucionais, culturais, acadêmicas e econômicas, além da organização de encontros, simpósios e seminários temáticos.
Ao lembrar que o Rio Grande do Sul constituiu sua história e cultura inspirada na presença dos açorianos, o governador afirmou que a aproximação e a homenagem aos açorianos é uma tentativa bem sucedida de recuperação dos ideais de solidariedade e fraternidade entre os povos. "Da mesma forma que o ponche protegeu o gaúcho do frio e da guerra, queremos que esta homenagem sirva de encobrimento afetivo da nossa relação, para que os açorianos se sintam cada vez mais como os gaúchos portugueses e nós como açorianos brasileiros", declarou Tarso.
O governador acrescentou, ainda, que ambos os povos têm o "mesmo desejo de liberdade, igualdade e fraternidade que está escrito na história das lutas açorianas pela autonomia e nas lutas do Estado pela dignidade de seu povo e seu projeto político".
Recepcionado com honras de Chefe de Estado, o presidente Carlos César acentuou os traços característicos que unem açorianos e gaúchos: "a não resignação, a luta pela autodeterminação, a procura da felicidade pela valorização das diferenças e particularidades face a outros".
Cooperação
O presidente açoriano também ressaltou a importância do termo de cooperação assinado com o governador. "Queremos que esse trabalho seja gradativamente potenciador de um diálogo cada vez mais fluente entre as instituições de decisão dos Açores e do Rio Grande do Sul, de forma a promovermos sinergias que façam dos nossos territórios parceiros mais próximos em áreas como a economia, o turismo, a investigação, a educação, o ensino e a cultura".
O secretário da Cultura, Assis Brasil, destacou o desenvolvimento atual dos Açores e o respeito à preservação natural que rege as diretrizes de gestão, e relembrou os quase 300 anos de história que os açorianos deixaram no Estado. "O sul do Brasil não tem apenas 260 anos, mas, graças a esses povoadores, milênios. Nesta ocasião em que firmamos este convênio, visando ações em todas as áreas, significa retomar de duas pontas de um longo tempo que nos une. Nós gaúchos devemos aos Açores um passado. E a melhor forma de saldar algo desta dívida é com ações concretas no presente".
Agenda
A visita de Carlos César é a culminância das comemorações pelos 260 anos do povoamento açoriano no Estado. Em 2011, foi instituído um comitê para organizar as comemorações do qual fazem parte as secretarias da Cultura e do Turismo.
Pela manhã, o presidente Carlos César fez uma visita de cortesia ao prefeito de Porto Alegre e visitou o Mercado Público Municipal. Neste sábado (14), a agenda será em Gravataí, onde está sediada a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, e, na segunda-feira (16), o presidente será homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em sessão solene a partir das 14h. O secretário Assis Brasil acompanha o presidente em todos os compromissos.
Também participaram da cerimônia as primeiras-damas do Estado, Sandra Genro, e do Governo dos Açores, Luisa César, além do deputado estadual José Sperotto, do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e do cônsul honorário de Portugal em Pelotas, Francisco José Leal Serra.
Açores
A Região Autônoma dos Açores é um arquipélago situado na parte nordeste do Oceano Atlântico, a cerca de 1,6 mil quilômetros de Lisboa. Com população de aproximadamente 246 mil habitantes, é considerado território de Portugal, embora tenha autonomia política e administrativa. Sua capital é Ponta Delgada e o idioma oficial é o português.
Cada região autônoma é dotada de constituição e de órgãos de governo próprios. Essas regiões são constituídas pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira, que juntas representam 3,6% da superfície do território e 4,6% da população portuguesa.
Texto: Juliano Pilau/Asscom Sedac