Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Esmeralda moderniza biblioteca com recursos de edital da Cultura

Publicação:

livros.jpg
Biblioteca de Esmeralda está modernizada

No programa de interiorização da Secretaria de Estado da Cultura ( Sedac), o secretário Assis Brasil e o chefe de gabinete Flávio Adonis, visitaram o município de Esmeralda, nessa sexta-feira (27).

Com o projeto selecionado no edital de Modernização de Bibliotecas Públicas, Esmeralda recebeu R$ 20 mil, com os quais adquiriu novo acervo literário, móveis, equipamento de informática e de audiovisual. O edital é resultado de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Sedac, e o Ministério da Cultura (MinC).

Assis Brasil se disse satisfeito pela otimização dos recursos e cumprimentou a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Silvana Konig Santos, pela agilidade na execução do projeto para a biblioteca e pela criação do Departamento de Cultura no município. “ Uma decisão da melhor qualidade de gestão, ter uma pessoa específica para cuidar dos projetos e das políticas públicas municipais para a cultura é fundamental para o desenvolvimento do setor na região”, afirmou. Assis Brasil entregou à Silvana Santos  um kit de livros para somar ao novo acervo adquirido.

Plano Municipal de Cultura foi tema da reunião
Plano Municipal de Cultura foi tema da reunião

A coordenadora do Departamento de Cultura, Eliane Borges Pinto, apresentou os projetos de incentivo à leitura desenvolvidos na biblioteca. “Nosso desafio agora é aprovar as leis para a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura e abrir o debate público para escrever nosso Plano Municipal de Cultura”. Eliane também citou as Feiras de Livros realizadas nas escolas, mas pediu sugestões sobre outros eventos do gênero. O secretário recomendou: “seria interessante criar algo que fique na esteira de uma Feira do Livro, a exemplo da Jornada de Passo Fundo, onde os estudantes trabalham a literatura o ano todo. É preciso estabelecer um equilíbrio entre eventos e ações continuadas, e vejo o município no bom caminho para isto”, concluiu Assis Brasil.

Esmeralda quer ter um Museu Municipal
Esmeralda quer ter um Museu Municipal

A coordenadora de Cultura apresentou ainda um pequeno acervo para a criação de um Museu Municipal. Assis Brasil colocou o Sistema Estadual de Museus à disposição para a orientação técnica e apoio na seleção e organização das peças.

Os filhos ilustres

Esmeralda está localizada na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, na microrregião de Vacaria, região também chamada de campos de Cima da Serra.

As tradições gaúchas são cultuadas e valorizadas, e o orgulho é ser o berço do “tiro de laço”,que deu origem aos rodeios de hoje, o  primeiro evento foi organizado por Alfredo José dos Santos. No 47º Congresso Tradicionalista Gaúcho, dia 12 de janeiro de 2002, depois de defendida a tese da origem do Tiro de Laço, ficou definida Esmeralda como o berço desse esporte.

Outro orgulho de Esmeralda é ser  conhecida como "Terra de José Mendes",  filho adotivo da cidade, que ficou conhecido nacional e internacionalmente por suas músicas como Para Pedro, Não Aperta Aparício e Andarengo entre outras, e seus 03 filmes longa-metragem. Em novembro de 2004 foi inaugurado o Memorial José Mendes em sua homenagem, na Capela Santa Terezinha. Hoje o Memorial é um ponto turístico do município e é visitado por turistas de todo o Brasil e até do exterior.

O ano de 2014 marca os 40 anos da morte de José Mendes  e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore ( IGTF), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, vai organizar uma exposição em homenagem ao artista que será apresentada na Expointer e terá grande participação do povo de Esmeralda.

Secretaria da Cultura