Diversidade na tela da Cinemateca Paulo Amorim
Publicação:

Da viagem de caminhão pelo interior do Brasil às idas e vindas pelo interior dos Estados Unidos, de uma das maiores cantoras chilenas a um cantor de ópera que se apresenta enquanto se banha, a Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, divulga sua programação para os dias 14 a 20 de setembro.
Depois do sucesso de Meia-Noite em Paris, Woody Allen foi a Itália filmar seu Para Roma, Com amor, comédia que tem no elenco nomes consagrados como Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Ellen Page e Roberto Benigni. A trama gira em torno de várias histórias. Em uma delas, um jovem arquiteto precisa lidar com a amiga sexy e bonita de sua namorada. A outra acompanha um casal de americanos que vai a Roma conhecer noivo italiano da filha. Na terceira, uma prostituta acaba se envolvendo na rotina de um recém-casado todo certinho. Por fim, um homem comum se transforma em celebridade e é perseguido pela imprensa.
Com Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz e Ben Foster no elenco, 360, do brasileiro Fernando Meirelles, passa por várias cidades e combina nove histórias que tratam de um assunto comum: a busca pela felicidade.
Cheyenne é um popstar aposentado que ainda chama a atenção dos antigos fãs, enquanto leva uma vida depressiva e reclusa na Irlanda. Depois de 30 anos, ele resolve reencontrar o pai doente, mas só chega para o enterro. Então, decide realizar um antigo desejo do falecido: encontrar o homem que o torturou no campo de concentração de Auschwitz. Esse é o ponto de partida de Aqui É o Meu Lugar, road movie de Paolo Sorrentino que tem como protagonista o oscarizado Sean Penn. Outros dois road movies também integram a programação: o drama brasileiro À Beira do Caminho, de Breno Silveira, com João Miguel, Vinicius Nascimento e Dira Paes; e Na Estrada, de Walter Salles, com Sam Riley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart.
Inspirada numa história em quadrinhos, a animação O Gato do Rabino, de Joann Sfar e Antoine, é ambientada na Argélia dos anos 1920. Tudo muda quando o gato engole um papagaio barulhento, começa a falar e aprender sobre judaísmo. Além de conquistar sua amada, o bichano agora também sonha em ter uma bar-mitzvá todinho seu.
O documentário pelotense O Liberdade, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, conta a história de um bar muito peculiar de Pelotas, conhecido como O Liberdade. Durante o dia funciona como restaurante popular e atende a um público de agricultores de origem alemã; à noite, se transforma no reduto da música mais genuinamente brasileira, o choro.
O drama Violeta Foi Para o Céu, de Andrés Wood, viaja poeticamente pela vida da cantora Violeta Parra, um dos maiores nomes da música chilena. Da infância muito pobre ao estrelato mundial, Violeta nunca deixou de lado sua vocação para defender os mais humildes e encarar a arte como um processo de transformação. Mas Violeta também era uma mulher determinada e cheia de vontades, que nem sempre compreendeu seus amigos e pessoas mais próximas.
Programação:
Sala Paulo Amorim
Filme: Para Roma, Com Amor, de Woody Allen
Horários: 14h10 e 18h
Filme: 360, de Fernando Meirelles
Horários: 16h10 e 20h
Sala Eduardo Hirtz
Filme: Aqui É o Meu Lugar, de Paolo Sorrentino
Horários: 14h30 e 19h30
Filme: O Gato do Rabino, de Joann Sfar e Antoine
Horário: 16h30
Filme: O Liberdade, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza
Horário: 18h20
Sala Norberto Lubisco
Filme: À Beira do Caminho, de Breno Silveira
Horário: 14h40
Filme: Violeta Foi Para o Céu, de Andrés Wood
Horário: 16h40
Filme: Na Estrada, de Walter Salles
Horário: 19h
Texto: Asscom Sedac