Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Desapropriação do Centro Cenotécnico para obras da Copa só ocorrerá quando tiver nova sede

Publicação:

O secretário estadual da Cultura, Assis Brasil, e o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, reuniram-se no início da noite desta terça-feira (10) e decidiram que o Centro Cenotécnico da Capital só será desapropriado quando tiver uma nova sede. O prédio está localizado na avenida Voluntários da Pátria, 1370, e será demolido para o alargamento da via dentro do programa de obras para a Copa 2014. As negociações evoluíram para apenas duas alternativas:

- a prefeitura construir uma nova sede em terreno vizinho ao atual, ou

- o valor da indenização ser adequado para a adaptação de algum espaço estadual que possa abrigar o Centro Cenotécnico.

Na próxima terça-feira (17), às 17h, no gabinete de Gestão da Prefeitura de Porto Alegre, com a participação de representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS), será realizada a reunião definitiva para a escolha entre essas duas opções. Mas até a nova sede ficar pronta, o centro permanece no atual endereço.

Centro Cenotécnico

Com 1300 m² de área total, o espaço  é considerado um dos mais importantes para as artes cênicas do Estado. Administrado pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas – IEACen/Sedac- é o único centro cenotécnico público da América Latina.

Mais de 80% da produção cênica porto-alegrense é ensaiada no Centro Cenotécnico, além de ser o espaço onde são concebidos e construídos cenários e adereços de teatro, circo, dança, cinema, carnaval, publicidade e eventos em geral.

São três salas de ensaio, quatro depósitos de cenários, oficina para construção dos mesmos e estúdio de foto e vídeo. Atualmente, 60 cenários estão armazenados no centro. O  espaço também atende a espetáculos de fora do Estado e do país, quando passam por Porto Alegre.

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura