Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Defesa Civil realiza cadastro de voluntários para atendimento de saúde em Santa Maria

Publicação:

Integrando a Sala de Crise montada no Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria, as unidades regionais de Defesa Civil Uruguaiana, Livramento e do próprio município para prestar atendimento aos feridos e às famílias das vitimas do incêndio da boate Kiss. Até o momento foram contabilizados 232 mortos do incêndio que já é considerado o segundo mais grave do País. 

Conforme o sub-comandante da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano, as unidades regionais estão mobilizadas e foi montado um cadastro de voluntários para ajudar os pontos de atendimento em hospitais e Unidade de Pronto Atendimento do município. O sargento João Geraldo Rodrigues, do centro de operações da Defesa Civil do Estado, diz que estão sendo cadastrados profissionais da área de saúde, e que a partir do telefone (51) 3210.4219, os voluntários serão deslocados para prestar atendimento. 

A empresa Planalto disponibilizou em Porto Alegre ônibus extra, para que médicos e profissionais de saúde voluntários possam ir até Santa Maria. São solicitados água, luvas, papel higiênico, álcool gel, máscaras e medicamentos, que podem ser encaminhados também por ônibus. 

A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que a presidente Dilma Rousseff esteve com algumas famílias, e que todos os governos estão trabalhando de forma integrada para atender o mais rápido possível e com humanidade estas famílias que ainda estão identificando os corpos, na maioria de jovens. "O Governo do Estado, bombeiros, hospitais do município e região, Defesa Civil e forças de segurança atenderam prontamente o chamado das autoridades locais. A presidente deixa a mensagem de solidariedade, e certamente é uma marca de dor que dificilmente será superada". 

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre e o Hemocentro, que está recebendo vítimas com queimaduras graves de Santa Maria, ressalta que a doação de sangue deverá ser realizada durante a semana, e que o estoque é suficiente para o atendimento imediato aos feridos. Para os que estão em Santa Maria, é possível a doação de sangue no Hemocentro do município, localizado na Alameda Santiago do Chile, 35, bairro Nossa Senhora das Dores.

Texto: Daiane Roldão
Secretaria da Cultura