Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Compositor e pianista Hubertus Hans Hofmann morre aos 82 anos

Publicação:

hubertus-hans-hofmann.jpg
Foto: Arquivo Ospa

 

A Secretaria de Estado da Cultura lamenta informar o falecimento, na tarde desta quarta-feira (14/12), do professor, pianista e compositor Hubertus Hans Hofmann, no Hospital Santa Clara, em Porto Alegre, aos 82 anos.

Alemão radicado em Porto Alegre desde 1962, o músico atuou como pianista titular da Ospa por 35 anos (1963 a 1998) e sofria de câncer há três. O velório será realizado da 1h e se estenderá até às 14h de quinta-feira (15/12), na capela D do Cemitério São Miguel e Almas. O sepultamento ocorre  às 16h, no Cemitério Schumann, em Nova Petrópolis. na Serra Gaúcha.

Nascido em Gotha, Alemanha em 15 de setembro de 1929, quando menino, foi cantor do coro da igreja São Thomas, em Leipzig, sob a orientação do diretor musical Günter Ramin.

Após a guerra, cursou piano e composição na Escola Superior de Música de Berlim, onde se formou em piano e licenciatura. Foi correpetidor nos teatros Estaduais de Mainz e München.

Compôs trilhas sonoras para o teatro e balé. Em 1962 radicou-se no Brasil, contratado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, onde atuou como pianista titular até 1997. Em 1968 assumiu docência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no Instituto de Belas Artes.

Suas composições começam a definir-se em 1985, tendo sua ênfase em música para o piano: 7 Sonatinas, 18 Improvisos, 10 Estudos, Arco Iris, Valsas, 3 Suites, 3 cadernos de Leituras(#1 a 260), Momentos musicais, Serenata Swing, Concertino p.piano e orquestra de cordas. Sonatinas para: Violino, viola, oboé, flauta piccola, flauta transversal, vibrafone, marimba, 3 trios para madeiras. Abertura Mirim,  Hino à vida, Concertino tríplice, Suíte para Cordas.

Lançou três CDs. O primeiro, Presença Musical da UFRGS, com composições para piano e para sintetizadores. O segundo, Recital de piano, com obras de J.S.Bach e Hubertus Hofmann. Já o terceiro, Suíte para cordas e Sons transgênicos, apresentava uma proposta diferente.

Texto: Ospa

Edição: Asscom Sedac

 

Secretaria da Cultura