Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Comitê de secretários e prefeitos debate Calendário Binacional de Cultura e Turismo

Publicação:

0021.jpg
Encontro para definir Calendário Binacional de eventos culturais

Nessa sexta-feira (27)  o Comitê de Fronteira que reúne prefeitos, Intendentes e Alcaldes  do  Brasil e Uruguai realizou sua segunda reunião no município de Bagé. O grupo busca fortalecer a integração entre os dois países por meio da cultura.

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, representou o governo do Estado no encontro que teve como pauta principal a definição de  um Calendário Binacional de Cultura e Turismo.  O diretor do Centro do Ministério de Educação e Cultura, Roberto Elissalde, representou o governo uruguaio.

Assis Brasil destacou o importante trabalho desenvolvido em Bagé no setor da cultura, especialmente na união da cultura e do turismo. “ Hoje o turista vai em busca de cultura, isto faz com que inúmeros países tenham sua economia impulsionada pelo turismo cultural”, citou.Para o secretário a relação das comunidades de fronteira  é a dimensão cidadã da cultura.  “Temos que assumir que existe um hibridismo cultural na fronteira que possui identidade própria. A dignidade fronteiriça está sendo recuperada com as ações do Governo do Estado para ampliar o intercâmbio e trabalho conjunto com os vizinhos do Mercosul”, concluiu.

Roberto Elissalde afirmou que o governo do Uruguai tem um compromisso de fortalecer a relação cultural com o Brasil. “Vemos agora  a realização de ações concretas para ampliar essas relações. Mas, não podemos esquecer dos direitos sociais das populações da fronteira e este é um setor  com o qual o Rio Grande do Sul tem colaborado muito com o Uruguai”, ressaltou.

Roberto Elissalde representou o governo do Uruguai
Roberto Elissalde representou o governo do Uruguai

O prefeito de Bagé, Dudu Colombo, que também é o presidente do Comitê de Fronteira, agradeceu a presença dos representantes de diferentes esferas dos governos brasileiro e uruguaio  e lançou um novo tema para os próximos encontros.  “ Vamos debater a organização de consórcios binacionais para o desenvolvimento. Esta é uma ação que já tem o aval do Governo Federal do Brasil”, informou.

O Assessor de Cooperação e Relações Internacionais do estado, Tarson Nuñes, também participou da reunião e falou sobre a importância estratégica que a relação Brasil-Uruguai tem para o governador Tarso Genro. Tarson citou as várias ações realizadas no setor da saúde, segurança pública e educação . “Este trabalho tem demonstrado que é possível se transformar o espaço de fronteira em um espaço de união e a cultura é um instrumento poderoso que temos para esta integração”.

Calendário Binacional

Na parte da tarde o debate tratou sobre os critérios para a avaliação dos projetos candidatos a participarem do Calendário. A proposta de trabalho  apresentada pelo secretário Assis Brasil foi a aprovada com a definição de quatro critérios para avaliação: - que tipo de cultura o evento apresenta; quantas pessoas o evento atinge; o significado cidadão do evento e o reflexo para a economia cultural da região.

Secretário Assis Brasil apresentou a proposta de critérios para seleção dos eventos
Secretário Assis Brasil apresentou a proposta de critérios para seleção dos eventos

Ricardo Almeida, da secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Rio Grande do Sul apresentou alguns eventos indicados para o Calendário, que terá um selo de identificação e um site onde as prefeituras também vão poder criar uma agenda completa de eventos.

O comitê escolheu uma comissão para coordenar as ações e criar uma curadoria para selecionar os projetos. Também será realizado um seminário no lançamento do Calendário. A proposta é lançar o Calendário Binacional de cultura e turismo dia 24 de outubro durante a Feira do Livro de Santana do Livramento.

Participam do Comitê de Fronteira os municípios brasileiros de Aceguá, Barra do Quaraí, Jaguarão,  Santana do Livramento, Chuí, Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Dom Pedrito, Herval e Pedras Altas. A Unipampa tem participação especial no Comitê.

Do Uruguai os municípios de Artigas, Cerro Largo, Rivera, Tacuarembó, Treinta Y Tres, Lavalleja e Rocha.

 Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura