Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Coletivo Sonoro Itororó mostra sua música instrumental no jardim da CCMQ

Publicação:

A atração do projeto Música no Jardim, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no dia 15 de janeiro (quarta-feira), das 18h30min às 20h, será o Coletivo Sonoro Itororó, com sua música brasileira instrumental autoral, releituras de temas tradicionais do choro e da música contemporânea; além de adaptações do cancioneiro nacional e latino-americano. Na formação, Daniel Stringini (piano e teclado), Thiago ‘Carretero’ Gonçalves (clarinete e voz), Igara Paquola (violoncelo e voz), Rita Santayana (flauta transversa) e Guilherme Sanches (percussão). Com entrada franca, o show será realizado no Jardim Lutzenberger e, em caso de chuva, passará para o mezanino.

image (19)

Por meio de uma instrumentação pouco convencional, o grupo apresenta uma sonoridade original no cenário da música popular. Tendo como referência o repertório instrumental contemporâneo do século XX,produzido por compositores como Igor Stravinsky, Heitor Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Moacir Santos e bebendo diretamente na fonte de mestres como Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Tom Jobim, o coletivo busca sempre aproximar o público da música instrumental, quebrando barreiras estilísticas ao mesclar o repertório originalmente escrito para musica de câmara, com o do cancioneiro nascido dentro do universo popular.

Além do trabalho autoral, que é à base de seu repertório, traz releituras com arranjos bastante inovadores para clássicos de autores consagrados, como Pixinguinha, Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Tom Jobim, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Piazzolla, Sivuca, K-ximbinho, Guinga, Radamés Gnattali e Moacir Santos, entre outros. Também executa composições próprias de autores novos e ainda pouco conhecidosl, contribuindo para a expansão da cena musical local e regional. Desde março de 2011, vem se apresentando regularmente em diversos espaços culturais de Porto Alegre e  interior gaúcho, realizando o trabalho de levar a música instrumental a todos os públicos e ao mesmo tempo resgatando um repertório pouco executado nos dias atuais.

 Serviço

Dia: 15 de janeiro de 2014 (quarta-feira).

Hora: Das 18h30min às 20h

Local: Jardim Lutzenberger – 6º andar CCMQ (Andradas, 736). Em caso de chuva, o evento será transferido para o Mezanino.

Contato: Com Daniel Stringini, pelo telefone (51) 9588-8114

Entrada gratuita.

Secretaria da Cultura